ESTRESSE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ATUANTE NO CUIDADO NA UTI
Keywords:
Estresse, UTI, Esgotamento Profissional, EnfermagemAbstract
Este estudo objetivou descrever os elementos desencadeadores do estresse ocupacional da enfermagem atuante no cuidado nas UTI adulto, bem como propor mudanças de comportamento para preveni-lo ou minimizá-los através de fontes primárias. O método utilizado para o estudo foi a leitura integrativa da literatura, utilizando como base de dados: artigos do BDENF, LILACS, GOOGLE SCHOLCAR e SCIELO, publicados entre os anos de 2009 e 2013. Os resultados é que foram encontrados 14 artigos científicos e que nos mostram que é de extrema importância para o profissional de enfermagem saber destacar quais itens são desencadeadores do
estresse para que assim possa reverter as situações consideradas negativas. O trabalho, em sua totalidade, é estressante, pois sempre há ao que se adaptar, seja o trabalhador ao ambiente ou o inverso. Especificamente falando sobre as UTI, essas são muito estressantes, visto que os pacientes estão em sua maioria com estado de saúde crítico. Conclui-se que este estudo evidencia que há a necessidade de criação de mais pesquisas envolvendo as características do trabalho da enfermagem e o estresse laboral no Brasil, pois as transformações do mundo moderno do trabalho são rápidas e dinâmicas, fato que pouco se nota no que se refere ao surgimento de novas patologias relacionadas ao trabalho.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista Hórus, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.