PARTO HUMANIZADO: COMPREENDER PARA EXECUTAR
Palavras-chave:
Parto Harmonizado, Assistência de enfermagem, HumanizaçãoResumo
A humanização do parto é um processo por meio do qual se respeita a individualidade das mulheres, colocando as como protagonistas buscando adequação da assistência à cultura, crenças e valores das pessoas. O objetivo foi proporcionar a melhor definição conceitual acerca do parto humanizado e evidenciar as dificuldades na implementação do mesmo nos hospitais e maternidades. Trata-se de uma revisão bibliográfica, realizada na base de dados LILACS, SCIELO E BDENF, entre 2004 e 2012, totalizando 11 artigos. Os resultados revelam que a assistência à parturiente deve estar ajustada no respeito à vida e na valorização da mulher na promoção de mais saúde e bem estar, porém todos levantam a não aplicabilidade da humanização no parto. Conclui-se que a ampla divulgação dos direitos e benefícios acerca do parto humanizado à população e o incentivo aos profissionais de saúde, através de capacitação profissional fundamentada cientificamente, para que haja uma mudança em suas rotinas e condutas, formam a base para atingir uma assistência de qualidade à mulher no momento do parto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista Hórus, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.