ESTRESSE DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ATUANTE NO CUIDADO NA UTI
Palavras-chave:
Estresse, UTI, Esgotamento Profissional, EnfermagemResumo
Este estudo objetivou descrever os elementos desencadeadores do estresse ocupacional da enfermagem atuante no cuidado nas UTI adulto, bem como propor mudanças de comportamento para preveni-lo ou minimizá-los através de fontes primárias. O método utilizado para o estudo foi a leitura integrativa da literatura, utilizando como base de dados: artigos do BDENF, LILACS, GOOGLE SCHOLCAR e SCIELO, publicados entre os anos de 2009 e 2013. Os resultados é que foram encontrados 14 artigos científicos e que nos mostram que é de extrema importância para o profissional de enfermagem saber destacar quais itens são desencadeadores do
estresse para que assim possa reverter as situações consideradas negativas. O trabalho, em sua totalidade, é estressante, pois sempre há ao que se adaptar, seja o trabalhador ao ambiente ou o inverso. Especificamente falando sobre as UTI, essas são muito estressantes, visto que os pacientes estão em sua maioria com estado de saúde crítico. Conclui-se que este estudo evidencia que há a necessidade de criação de mais pesquisas envolvendo as características do trabalho da enfermagem e o estresse laboral no Brasil, pois as transformações do mundo moderno do trabalho são rápidas e dinâmicas, fato que pouco se nota no que se refere ao surgimento de novas patologias relacionadas ao trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista Hórus, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.