Práticas Interdisciplinares para a Inclusão Escolar: contribuições da ABA, Psicomotricidade e Terapia Ocupacional

Autores

Resumo

O projeto Aprender Juntos busca promover a inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), dislexia e outras necessidades educacionais específicas, por meio da integração de três abordagens interdisciplinares: Análise do Comportamento Aplicada (ABA), psicomotricidade e terapia ocupacional (TO). A proposta fundamenta-se em evidências que demonstram a eficácia dessas práticas para o desenvolvimento cognitivo, social e motor. Além de superar barreiras de aprendizagem, o projeto fomenta a convivência colaborativa entre alunos atípicos e neurotípicos, fortalecendo uma cultura escolar de diversidade e respeito. Conclui-se que a implementação de um modelo inclusivo interdisciplinar pode ampliar as oportunidades de desenvolvimento educacional e social, constituindo-se como experiência replicável em outras instituições.

Biografia do Autor

Oscar Francisco Alves Junior, Escola da Magistratura de Rondônia

Doutor pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestre pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Professor na Pós-Graduação da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON). Bacharel em Direito pela ITE Bauru/SP, Bacharel em Teologia pela UMESP, Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8947984969533114. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1484-5576. E-mail: oscarprof1@gmail.com

Marly Rodrigues de Lima, Centro Universitário Estácio de Ji-Paraná

Pós-graduada em Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Neurociência da Aprendizagem, Autismo e Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Bacharel em Pedagogia. Bacharelanda em Psicologia pela Estácio UNIJIPA – Ji-Paraná/RO. Experiência em inclusão escolar e desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares.

Publicado

2025-09-28