v. 6 n. 1 (2020): CULTURA CONSUMO CONVERGÊNCIAS

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A crise sanitária mundial causada pelo coronavírus (COVID-19), que assolou o planeta neste ano de 2020, em meio a desafios sem precedentes, colocou a comunidade científica diante de um teste de resistência, enfrentando não apenas as ameaças à saúde global, mas também as complexas ramificações na produção e comunicação do conhecimento científico.

A pandemia impôs uma mudança abrupta nos paradigmas de trabalho, exigindo respostas rápidas e adaptabilidade. No contexto da nossa revista, este ano teremos apenas uma edição, que levará em conta os trabalhos realizados pelos professores e alunos da Faculdade Estácio do Pará realizados no segundo semestre de 2020.

Os percursos para estudos da CULTURA CONSUMO E CONVERGÊNCIAS são os temas da décima primeira edição da Puçá, Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia, apresentando reflexões sobre os fenômenos do consumo e da cultura, ancoradas nas teorias da comunicação e demais ciências humanas.

Nesta edição mergulhamos no universo frenético dos livros, filmes, games, quadrinhos, novos astros e mídias da internet. Apresentamos um estudo da (co)existência da CGI (Computer Generated Imagery) Influencer Lil Miquela entre as realidades orgânicas e virtuais, assim como suas implicações sociais, econômicas e tecnológicas na sociedade; analisamos semioticamente o vídeoclip “This is América” (Childish Galdino) com o intuito de compreender como esse videoclipe retrata o cotidiano da comunidade negra e periférica de diferentes localidades de Belém e Ananindeua; discorremos sobre a teoria memética do escritor britânico Richard Dawkins e sua aplicação em games como o Gear Solid V; observamos a importância da presença do Spotfy dentro de eventos culturais como o Festival Se Rasgum estruturando um meio estratégico de planejamento de Marketing e Branding, com público-alvo nos Millennials; invadimos uma festa de aparelhagem pra discutir o gigante mercado da música de periferia em Belém ao som do Crocodilo Prime; os artigos cidadania pela educação e empreendedorismo materno mostram os desafios para se construir espaços mais democráticos e criativos; refletimos sobre a mídia impressa História em Quadrinhos (HQ) e o impacto que o atual processo de comunicação digital tem causado no consumo desta mídia; e ainda elaboramos dois estudos sobre o bruxinho mais famoso do cinema: Harry Potter e suas narrativas transmídias, influências socioculturais e a experiência de consumo dos fãs do universo do bruxo.

Já que estamos em isolamento, sente-se na sua melhor poltrona caro leitor e boa leitura!

Publicado: 18-12-2020