O MERCADO DE QUADRINHOS NO ATUAL CENÁRIO DE CONSUMO DIGITALIZADO

Authors

  • ADAILTON AVIZ
  • MARCUS CORREA

Keywords:

quadrinhos, convergência, nicho, mercado

Abstract

O presente artigo abordará uma análise da mídia impressa História em Quadrinhos (HQ) ou simplesmente “Arte Sequencial” como foi cunhado pelo autor e, grande expoente desta arte Will Eisner e averiguar o impacto que o atual processo de comunicação digital tem causado no consumo desta mídia. Para tanto, vamos destrinchar as nossas referências em duas partes, primeiro passaremos pelos conceitos técnicos que ressaltam a influência direta de fenômenos de comunicação como a Revolução Digital, Cultura da Convergência, Inteligência Coletiva e a Sociedade em Rede no fluxo de consumo desta mídia. Num segundo momento abordaremos alguns referenciais próprios da mídia HQ e as causas que a levaram a colidir com os novos processos de produção digitalizados para consolidar o conjunto análogo desta pesquisa. Por fim vamos apresentar as teorias de mercado centradas na obra de Chris Anderson (A Cauda Longa) como ele o entende e como nos leva a refletir sobre que caminho convergiu o mercado de quadrinhos e a solução que apresenta para a questão, delineando seus conceitos de Hit e Nicho, evidentemente teremos reforços teóricos variados dentro deste tema (HQ) para embasar todas as partes de nossa pesquisa.

 

Author Biographies

ADAILTON AVIZ

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela faculdade Estácio do Pará.

MARCUS CORREA

Orientador do trabalho. Mestre em ciência da comunicação (UFPA), professor do curso de comunicação da Estácio Pará.

Published

2020-12-18

How to Cite

AVIZ, A., & CORREA, M. (2020). O MERCADO DE QUADRINHOS NO ATUAL CENÁRIO DE CONSUMO DIGITALIZADO. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 6(1), 99–124. Retrieved from https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2816