O modus operandi do briefing das agências de comunicação em Juiz de Fora - MG

Autores

  • Ligia Aparecida Inhan Matos Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria José de Oliveira

Resumo

Este artigo demonstra um levantamento do modus operandi do briefing obtido através de uma pesquisa de campo das agências de design e comunicação. Foram encontrados 26 escritórios de publicidade, propaganda, comunicação e design. Dessas, 30,7% participaram da pesquisa. Todas as agências responderam que sempre conseguem captar as necessidades do cliente, anotadas em um documento que se torna um contrato assinado. A reunião em si mesma, contudo, é conduzida pelas agências de maneira bastante informal. Essa informalidade tem dois objetivos: envolver o cliente emocionalmente, criando um vínculo de confiança que se estende, freqüentemente, para a amizade, fazendo-o retornar quando necessita de mais trabalhos e, em segundo lugar, expor melhor as informações estratégicas para produção do design gráfico. O briefing não é um resumo propriamente dito e sim um relatório que faz parte de um processo. Durante todo o projeto são acrescidas novas informações, através de outras entrevistas e visitas posteriores, feitas à empresa e ao cliente, que servem de base para a argumentação do projeto na sua primeira apresentação.

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Publicado

2023-12-03

Como Citar

Aparecida Inhan Matos, L. ., & José de Oliveira, M. (2023). O modus operandi do briefing das agências de comunicação em Juiz de Fora - MG. Estação Científica, 3(JAN./JUN./). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2576

Edição

Seção

Artigos