O modus operandi do briefing das agências de comunicação em Juiz de Fora - MG
Résumé
Este artigo demonstra um levantamento do modus operandi do briefing obtido através de uma pesquisa de campo das agências de design e comunicação. Foram encontrados 26 escritórios de publicidade, propaganda, comunicação e design. Dessas, 30,7% participaram da pesquisa. Todas as agências responderam que sempre conseguem captar as necessidades do cliente, anotadas em um documento que se torna um contrato assinado. A reunião em si mesma, contudo, é conduzida pelas agências de maneira bastante informal. Essa informalidade tem dois objetivos: envolver o cliente emocionalmente, criando um vínculo de confiança que se estende, freqüentemente, para a amizade, fazendo-o retornar quando necessita de mais trabalhos e, em segundo lugar, expor melhor as informações estratégicas para produção do design gráfico. O briefing não é um resumo propriamente dito e sim um relatório que faz parte de um processo. Durante todo o projeto são acrescidas novas informações, através de outras entrevistas e visitas posteriores, feitas à empresa e ao cliente, que servem de base para a argumentação do projeto na sua primeira apresentação.