Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O texto está de acordo com a normatização atualizada da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com as normas do Novo Acordo Ortográfico.
  • O texto está digitado em word, tamanho de página A4, espaço 1,5; fonte Arial, tamanho 12, margens 2,5cm.
    Com até 20 páginas, incluindo figuras, tabelas, fotos e referências de fontes consultadas.
    Os trabalhos poderão ter até 05 (cinco) autores.
  • Os autores estão cientes que a revista utiliza ferramentas destinadas a detecção de plagio em qualquer de suas formas.
  • O arquivo da submissão está em formato doc. Microsoft Word.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto não apresenta nomes de autores e coautores em nenhuma parte, garantindo, assim, o anonimato no processo de avaliação.
  • Os nomes dos autores (e seus respectivos dados) foram registrados no ato da submissão (inclusões posteriores não serão aceitas)
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • Em caso de pesquisas realizadas com seres humanos, menciona-se no texto a autorização para divulgação (imagens, falas) dos envolvidos e/ou parecer de aprovação do CEP com seu respectivo número de registro.
  • Emprega o itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

Diretrizes para Autores

A Revista Estação Científica foi transferida para o formato eletrônico (SEER/OJS), cujo processo terminou em novembro de 2023, com periodicidade em FLUXO CONTÍNUO, compondo-se de um volume por ano, com duas edições, sendo a primeira publicada em julho e a segunda em dezembro. 

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PROCESSO DE SUBMISSÃO

Quando da submissão dos manuscritos, em METADADOS DA SUBMISSÃO devem constar todos os AUTORES que estejam mencionados como << AUTOR >> no corpo do texto. O encaminhamento do manuscrito, anexos e o preenchimento de todos os dados, são de inteira responsabilidade do autor que está submetendo o manuscrito e não do Editor.

Todos os autores devem estar registrados nas Plataformas Lattes (http://lattes.cnpq.br) e ORCID iD (https://orcid.org/register), em cumprimento a "Best practice Guideline for Publishers".

No sistema a inclusão dos Registros ORCID nos Metadados da Submissão é OBRIGATÓRIA, bem como o RESUMO em PORTUGUÊS e as REFERÊNCIAS. Caso contrário, a submissão PODE SER SUMARIAMENTE arquivada.

A revista recebe textos nas seguintes modalidades:  artigos originais, estudos de caso, relato de experiências profissionais, reflexões teóricas, revisão integrativa, revisão de escopo e resenhas.

O autor responsável pela submissão deve ter graduação completa, e/ou pós-graduação. Os autores que ainda estejam cursando a graduação, poderá ser autor responsável pela submissão, somente se o estudo tiver a participação do professor orientador ou de co-autores graduados e/ou pós graduados.

O manuscrito que NÃO cumprir tais Normas, por INCOMPLETUDE ou INADEQUAÇÃO, SERÁ SUMARIAMENTE DEVOLVIDO antes mesmo de ser submetidos à avaliação dos consultores. Portanto, solicitamos atenção na das normas para submissão de manuscritos.

Caso não seja atendida a solicitação ajustes no prazo estabelecido pelo editor, o mesmo será ARQUIVADO e se houver interesse ainda em publicá-lo, deverá ser submetido novamente, onde será iniciado um novo processo de julgamento por pares.

FORMATAÇÃO DA ESTRUTURA DO MANUSCRITO

Os artigos devem ser digitados em processador de texto word, fonte Arial, tamanho 12, margens 2,5 cm, espaçamento entre linhas de 1,5. O documento deve ter até 20 páginas, incluindo figuras, tabelas, fotos e referências de fontes consultadas.

Os trabalhos poderão ter até 05 (cinco) autores.

a) Título: deve ser claro e preciso, digitado em letras maiúsculas, negritadas e centralizadas.
b) Subtítulo: se houver, deverá estar claramente subordinado ao título e ser digitado logo após, antecedido de dois pontos.
c) Autor: à direita da página (recuo esquerdo de ~ 8cm); o nome é seguido de chamada para nota de rodapé (indicado por número sobrescrito) na primeira página, onde estarão as credenciais acadêmicas do autor (Maior titulação (completa ou em andamento); Instituição de ensino na qual o autor faz parte; e-mail; ORCID; Estado; Cidade e País.
d) Resumo e palavras-chave em português.
- O título ‘RESUMO’ deve ser digitado em letras maiúsculas, negritadas e centralizadas.
- O texto do resumo deve ter entre 150-250 palavras, ser digitado em bloco único, ou seja texto corrido sem títulos, sem recuo de parágrafo, com espaço entre linhas de 1,5.
- O título ‘PALAVRAS-CHAVE’ deve ser digitado em letras maiúsculas e negritadas. As palavras ou expressões (entre 3 e 5) devem vir logo após, antecedidas de ‘dois pontos’, separadas entre elas por ‘ponto final’.
e) O título ‘INTRODUÇÃO’, “OBJETIVO”, “METODOLOGIA”, “RESULTADO” e “DISCUSSÃO” devem ser digitados em letras maiúsculas, negritadas e alinhadas a esquerda da página.
f) Desenvolvimento do texto, com a exposição das ideias ou dos relatos das experiências práticas realizadas, sempre acompanhados das citações das fontes pesquisadas, visto que se trata de artigo que é científico. Notas de rodapé devem ser evitadas.
g) O título ‘CONCLUSÃO’ ou ‘CONSIDERAÇÕES FINAIS’ deve ser digitado em letras maiúsculas, negritadas e alinhadas a esquerda.
h) Título e subtítulo (se houver) em inglês, com as mesmas características gráficas descritas acima para o título e subtítulo em português.
i) Abstract e Keywords (até cinco) em inglês, com as mesmas características gráficas descritas acima para o resumo e palavras-chave em português.
j) O título ‘REFERÊNCIAS’ deve ser digitado em letras maiúsculas, negritadas e alinhado a esquerda. Devem ser elencadas as fontes efetivamente pesquisadas para a construção do artigo, ordenadas alfabeticamente (Seguindo as normas da ABNT, conforme os exemplos apresentados abaixo), alinhadas à esquerda, com espaço entre linhas simples na mesma referência e com uma linha em branco entre elas.

As referências ao fim do texto devem estar de acordo com a normatização atualizada da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme exemplos:

a) no caso de livro: SOBRENOME, Nome. Título em Negrito. Edição. Local de publicação: Editora, Ano. número de páginas (opcional).

b) no caso de coletânea: SOBRENOME, Nome (do autor da parte referenciada). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (org.). Título em Negrito. Edição. Local de Publicação: Editora, data. Página inicial-página final da parte referenciada.

c) no caso de artigo em periódico: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do Periódico em Negrito, Local de Publicação, Volume (v.), Número do periódico (n.), página(s) do artigo, mês (abreviado) e ano de publicação. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês (abreviado) ano.

d) no caso de tcc/dissertação/tese: SOBRENOME, Nome. Título TCC/dissertação/tese em negrito. Ano da defesa. Número de folhas (opcional). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em...) ou Dissertação (Mestrado em...) ou Tese (Doutorado em...) – Instituição em que foi defendida (Faculdade, Universidade), local, ano. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês (abreviado) ano.

e) no caso de trabalho apresentado em congresso: SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: TÍTULO DO EVENTO, 3. (edição), ano, local. Anais [...]. Local: Instituição, ano. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês (abreviado) ano.

f) no caso de textos consultados em sites: SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês (abreviado) ano.

Ilustração: citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere e sua identificação deverá constar na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem na ocorrência do texto. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias a sua compreensão (se houver).

Tabelas: até três (não separar seus dados com linhas verticais e horizontais). Ilustrações: até três, escaneadas com extensão bmp, jpg ou tif (as ilustrações já publicadas devem ser acompanhadas de autorização do autor).

Fotos: até cinco, em preto e branco ou colorida, bem contrastadas (os direitos autorais das fotos são de inteira responsabilidade do autor do trabalho).

Os trabalhos decorrentes de pesquisas com seres humanos deverão mencionar a autorização para divulgação dos envolvidos ou Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) ou aprovação pelo Comitê de Ética da instituição na qual o trabalho foi realizado.

CITAÇÕES

As citações diretas (também chamadas de textuais) com mais de três linhas deverão ser digitadas em parágrafo próprio, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com entrelinhamento simples, tamanho 10, sem aspas. As citações diretas com até 3 linhas devem ser digitadas entre aspas, no próprio corpo do texto. Cabe ressaltar que as citações diretas devem sempre ser acompanhadas de suas respectivas fontes (sobrenome do autor: em letras maiúsculas, se estiver dentro de parênteses; normal, se fora de parênteses; ano de publicação da obra e página da qual a citação foi extraída, sempre entre parênteses. Esses elementos devem ser separados por vírgula).

As citações indiretas (ou livres), através de textos parafraseados, são digitadas normalmente no corpo do texto, sem aspas, acompanhadas de suas respectivas fontes (sobrenome do autor: em letras maiúsculas, se estiver dentro de parênteses; normal, se fora de parênteses; ano de publicação da obra, sempre entre parênteses).

Os manuscritos devem ser submetidos à Revista Estação Científica exclusivamente pelo Sistema Eletrônico da Revistas, que emitirá um protocolo de identificação.

No momento da submissão devem ser inseridos, no sistema, os seguintes documentos: 

  • Title Page no formato (acesse o modelo do documento) .doc ou .docx;
  • Arquivo do manuscrito (acesse o modelo do documento) no formato .doc ou .docx;
  • Declaração de autoria e transferência de direitos para cada um dos autores (no formato pdf ou jpg acesse o modelo do documento); 
  • Parecer de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos ou da Comissão de Ética no Uso Animal para pesquisa desenvolvidas no Brasil. Para pesquisas desenvolvidas em outros países os procedimentos no texto são os mesmos, porém devem atender as orientações do país de origem para o desenvolvimento de investigações com seres humanos (http://www.wma.net/e/policy/b3.htm) ou animais, no formato pdf ou jpg. 

ATENÇÃO:

As dúvidas quanto as normas, submissão e ressubmissão serão atendidas exclusivamente pelo e-mail "estacao.cientifica@estacio.br";

Ao submeter o manuscrito o autor está ciente e em concordância com as normas da Revista.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.