Sobre a Revista

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DA REVISTA ESTAÇÃO CIENTÍFICA

CAPÍTULO I

DAS FINALIDADES E OBJETIVOS

Art. 1º A Revista Estação Científica tem por objetivo divulgar a produção científica de autores e/ou grupos nacionais e internacionais para toda a comunidade nas suas respectivas áreas de concentração.

Art. 2º Os trabalhos submetidos à Estação Científica vinculada ao Centro Universitário Estácio Juiz de Fora devem ser preferencialmente inéditos.

CAPÍTULO II

DAS CARACTERÍSTICAS

Art. 3º A Revista Estação Científica vinculada à Centro Universitário Estácio Juiz de Fora deve publicar pelo menos uma edição por ano, seja através de fluxo contínuo ou de chamadas específicas.

Art. 4º A Revista Estação Científica é exclusivamente eletrônica, de acesso livre e gratuito.

CAPÍTULO III

DA ORGANIZAÇÃO

Art. 5º A Revista Estação Científica pode ter, além do Editor-Chefe (Gerente da Revista), a atuação de Editores, Editores de Seção, Conselho Editorial Científico, Banco de Pareceristas e Equipe Técnica.

Parágrafo único. Exige-se a titulação mínima de mestre, nas respectivas áreas, daqueles que compõe a equipe editorial e o banco de pareceristas.

Art. 6º A organização administrativa, técnica e funcional da revista científica está sobre controle e supervisão dos membros que compõem o Conselho Editorial, que tem poderes para deliberar e decidir sobre assuntos de cada revista.

CAPÍTULO IV

DA ESTRUTURA, DAS COMPETÊNCIAS E DAS ATRIBUIÇÕES

Art. 7º Os Editores e Editores de Seção comporão a Equipe do Editor-Chefe (Gerente da Revista) e serão responsáveis por auxiliá-lo com a gestão compartilhada da revista.

Art 8º O Conselho Editorial é composto por todos os editores e pesquisadores professores convidados de outras Instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras.

Art. 9º Compete ao Conselho Editorial:

I - Definir e reformular políticas editoriais;

II – Definir diretrizes de avaliação de trabalhos;

III - Definir diretrizes para a submissão dos trabalhos;

IV- Criar novas seções e edições especiais da revista;

V- Tomar decisão editorial com base na recomendação do Conselho Consultivo;

VI – Participar das reuniões de avaliação da revista.

VII - Selecionar pareceristas;

VIII - Enviar trabalhos submetidos aos pareceristas;

IX - Receber pareceres;

X- Emitir parecer sobre a avaliação dos trabalhos;

XI- Comunicar recomendações dos pareceristas aos autores.

Art. 10 A Equipe Técnica, quando existente na revista, será responsável por configurar e atualizar a página eletrônica.

CAPÍTULO V

DA SELEÇÃO, DA AVALIAÇÃO E DA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS

Art. 11 O teor dos trabalhos publicados será de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião das revistas.

  • 1º A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos está condicionada ao cumprimento dos princípios éticos contidos na Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000 e 2008), da Associação Médica Mundial, devendo ser observado a legislação específica do país que a pesquisa foi realizada.
  • 2º No caso de pesquisa descrita no parágrafo anterior, cópia do documento de aprovação por um comitê de ética de pesquisa deverá ser anexada como documento suplementar no processo de submissão.
  • 3º A Revista Estação Científica informará em seu endereço as normas de publicação.

Art. 12 A critério do Conselho Editorial da Revista Estação Científica, poderão ser aceitas e publicadas colaborações em língua estrangeira em inglês, espanhol, francês ou italiano.

Art. 13 Durante o processo de avaliação, toda autoria dos pareceres e dos trabalhos será

mantida em sigilo.

Art. 14 Cada artigo é avaliado tendo em conta a área científica desenvolvida, sendo essa

avaliação realizada por dois avaliadores devidamente cadastrados na plataforma da

Revista.

Art. 15 O procedimento de avaliação é «duplo-cego», não conhecendo os avaliadores a

identidade dos autores e vice-versa.

Parágrafo único. Os prazos de avaliação podem ser definidos por cada revista, desde que não ultrapassem o prazo máximo de 30 (trinta) dias para cada avaliador.

Art. 16 A publicação dos trabalhos aprovados dependerá de parecer favorável emitido

pelo Conselho Editorial.

CAPÍTULO VI

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 17 Os casos omissos serão resolvidos mediante deliberação do Conselho Editorial da Revista Estação Científica.

A Revista Estação Científica é uma publicação do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, seu objetivo é contribuir para a divulgação de produções inéditas de pesquisadores nacionais e estrangeiros em sua área de abrangência – Saúde, Direito, Educação, Tecnologia, Gestão e Negócios e Comunicação e Artes.

A administração da revista e a aplicação de sua política e gestão ficam a cargo de um Conselho Editorial e de um Conselho Consultivo Ad Hoc, instâncias responsáveis pela seleção dos textos para publicação.

Periodicidade

A revista possui periodicidade de publicação semestral, sendo dois volumes anuais e adicionalmente são publicados números especiais temáticos, recebe textos em fluxo contínuo. Os textos selecionados são publicados coletivamente, quando o sumário referente ao volume estiver pronto ao final de cada semestre, especificamente em Julho e em Dezembro.

Qualis Periódicos: A1 (Classificação de Periódicos Quadriênio 2017-2020)

Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf

Forma de avaliação

A revista utiliza o processo de avaliação por pares cega. Para assegurar a integridade desse tipo de avaliação, são tomados todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade tanto de autores quanto de avaliadores, o que exige algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

a) Os autores do documento devem excluir do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo etc.;

b) em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.;

c) Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

Processo avaliativo 

Primeiramente, os artigos submetidos passam pela pré-avaliação da Coodenação Editorial para verificação da pertinência ao escopo da revista e a avaliação da formatação segundo as normas da revista.

Uma vez aprovados nesta pré-seleção, os trabalhos são submetidos à apreciação de, no mínimo, dois pareceristas selecionados por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação e não afiliados à instituição de origem do trabalho.

Os pareceristas revisam a qualidade dos trabalhos de acordo com seu rigor conceitual, relevância acadêmica, originalidade e clareza de exposição. A eles é reservado o direito de apresentar parecer favorável condicionado à reformulação do artigo, apresentar sugestões para reformulação, bem como o direito de sugerir a edição do texto reformulado, desde que as eventuais alterações não afetem o seu conteúdo. Caso o parecer indique reformulações, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e ou páginas, conforme o caso.

Os pareceristas têm um prazo de vinte dias corridos, a partir da data de entrega do artigo, para a apresentação do parecer. Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério do coordenador editorial, desde que a dilação do prazo não incorra em atraso nos trabalhos de editoração da revista.

Os pareceristas são responsáveis pelo parecer referente à segunda rodada de avaliação do texto para o qual sugeriram alterações.

Os pareceristas devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam influir em suas opiniões sobre o manuscrito e declarar-se não qualificados para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado.

Política de Acesso Livre

A revista Estação Científica segue a política de acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Nenhum encargo ou taxa é cobrado para submissão ou publicação de artigos.

Política Antiplágio

As suposições do plágio são: a) apresentar trabalhos de outros como seu; b) adotar palavras ou ideias de outros autores sem o devido reconhecimento; c) não usar aspas em uma citação literal; d) paráfrase de uma fonte sem mencioná-la; e) paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.

Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes: a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio; b) publicação duplicada; e c) conflitos de autoria.

Todos os trabalhos aceitos são submetidos a um software de detecção de plágio (Copyspider).

Os autores assumirão as consequências de qualquer natureza decorrentes do descumprimento das obrigações indicadas nessas regras editoriais.

Em casos em que o plágio é incorrido, a Coordenação Editorial seguirá os seguintes procedimentos: a evidência do plágio detectado será enviada ao(s) autor(es), solicitando uma explicação sobre o mesmo. Se a resposta não for satisfatória, o artigo não será publicado e, se aplicável, a mídia na qual o artigo plagiado original foi publicado será informada.

Propriedade intelectual

Esta revista é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se como veículo de divulgação de seu trabalho observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre o trabalho a ser submetido. 

A propriedade intelectual dos artigos publicados é exclusiva dos autores, que cedem o direito de sua comunicação pública à revista. O termo de cessão é regido pela Lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.

As opiniões expressas nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem necessariamente a posição da equipe editorial da revista Estação Científica.