À propos de cette revue

Resumo

A Revista Estação Científica é uma publicação do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, seu objetivo é contribuir para a divulgação de produções inéditas de pesquisadores nacionais e estrangeiros em sua área de abrangência – Saúde, Direito, Educação, Tecnologia, Gestão e Negócios e Comunicação e Artes.

A administração da revista e a aplicação de sua política e gestão ficam a cargo de um Conselho Editorial e de um Conselho Consultivo Ad Hoc, instâncias responsáveis pela seleção dos textos para publicação.

Periodicidade

A revista possui periodicidade semestral, sendo dois volumes anuais e adicionalmente são publicados números especiais temáticos, recebe textos em fluxo contínuo. Os textos selecionados são publicados coletivamente, quando o sumário referente ao volume estiver pronto ao final de cada semestre, especificamente em Julho e em Dezembro.

Qualis Periódicos: A1 (Classificação de Periódicos Quadriênio 2017-2020)

Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf

Forma de avaliação

A revista utiliza o processo de avaliação por pares cega. Para assegurar a integridade desse tipo de avaliação, são tomados todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade tanto de autores quanto de avaliadores, o que exige algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

a) Os autores do documento devem excluir do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo etc.;

b) em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.;

c) Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

Processo avaliativo 

Primeiramente, os artigos submetidos passam pela pré-avaliação da Coodenação Editorial para verificação da pertinência ao escopo da revista e a avaliação da formatação segundo as normas da revista.

Uma vez aprovados nesta pré-seleção, os trabalhos são submetidos à apreciação de, no mínimo, dois pareceristas selecionados por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação e não afiliados à instituição de origem do trabalho.

Os pareceristas revisam a qualidade dos trabalhos de acordo com seu rigor conceitual, relevância acadêmica, originalidade e clareza de exposição. A eles é reservado o direito de apresentar parecer favorável condicionado à reformulação do artigo, apresentar sugestões para reformulação, bem como o direito de sugerir a edição do texto reformulado, desde que as eventuais alterações não afetem o seu conteúdo. Caso o parecer indique reformulações, todos os trechos deverão ser apontados com destaque de parágrafos e ou páginas, conforme o caso.

Os pareceristas têm um prazo de vinte dias corridos, a partir da data de entrega do artigo, para a apresentação do parecer. Este prazo poderá ser prorrogado por período igual ou menor, a critério do coordenador editorial, desde que a dilação do prazo não incorra em atraso nos trabalhos de editoração da revista.

Os pareceristas são responsáveis pelo parecer referente à segunda rodada de avaliação do texto para o qual sugeriram alterações.

Os pareceristas devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam influir em suas opiniões sobre o manuscrito e declarar-se não qualificados para revisar originais específicos se acreditarem que esse procedimento é apropriado.

Política de Acesso Livre

A revista Estação Científica segue a política de acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Nenhum encargo ou taxa é cobrado para submissão ou publicação de artigos.

Política Antiplágio

As suposições do plágio são: a) apresentar trabalhos de outros como seu; b) adotar palavras ou ideias de outros autores sem o devido reconhecimento; c) não usar aspas em uma citação literal; d) paráfrase de uma fonte sem mencioná-la; e) paráfrase abusiva, mesmo que a fonte seja mencionada.

Os pressupostos gerais da fraude científica são os seguintes: a) fabricação, falsificação ou omissão de dados e plágio; b) publicação duplicada; e c) conflitos de autoria.

Todos os trabalhos aceitos são submetidos a um software de detecção de plágio (Copyspider).

Os autores assumirão as consequências de qualquer natureza decorrentes do descumprimento das obrigações indicadas nessas regras editoriais.

Em casos em que o plágio é incorrido, a Coordenação Editorial seguirá os seguintes procedimentos: a evidência do plágio detectado será enviada ao(s) autor(es), solicitando uma explicação sobre o mesmo. Se a resposta não for satisfatória, o artigo não será publicado e, se aplicável, a mídia na qual o artigo plagiado original foi publicado será informada.

Propriedade intelectual

Esta revista é de acesso livre. É, portanto, fundamental que o autor ao utilizar-se como veículo de divulgação de seu trabalho observe conduta apoiada em princípios éticos, de modo a respeitar o direito de propriedade intelectual sobre o trabalho a ser submetido. 

A propriedade intelectual dos artigos publicados é exclusiva dos autores, que cedem o direito de sua comunicação pública à revista. O termo de cessão é regido pela Lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.

As opiniões expressas nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem necessariamente a posição da equipe editorial da revista Estação Científica.