Tipos de currículos: análise de dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação brasileiros

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Mots-clés :

Currículo Formal, Currículo Reall, Currículo Oculto

Résumé

Existem diferentes formas de definir currículo e, historicamente, vários pesquisadores parecem concordar que os primeiros estudos sobre a história do currículo que foram publicados nos Estados Unidos na década de 1970. A pesquisa sobre currículo das décadas de 1960 a 1970 destacou a existência de vários níveis de currículo: formal, real e oculto, usados para distinguir o quanto um aluno aprende ou não. Este estudo objetiva mapear os contextos que envolvem os diferentes tipos de currículos que permeiam a Educação Básica Brasileira. No que tange aos aspectos metodológicos, realizamos busca por trabalhos que foram publicados no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) por meio dos seguintes descritores: Currículo Formal, Currículo Real e Currículo Oculto.  A investigação caracterizou-se como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa com delineamento bibliográfico e análise bibliométrica.  Diferentes resultados foram obtidos nos trabalhos pesquisados, como: formação à cidadania limitada, contradições ocultadas entre a cultura industrial, educação escolar e currículo, importância da construção da identidade e formação cidadã no currículo da disciplina de Geografia e reforma estatal como causadora do prejuízo da qualidade na educação. Consideramos assim que o currículo que seja relevante trabalhar questões que enfatize a diversidade, promova uma educação crítica e reflexiva, fomente a participação crítica dos estudantes; buscando assim, promover interações entre o currículo formal, real e oculto.

Références

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Publiée

2024-09-29

Comment citer

Montalvão, A. ., Vicente Bicalho, A. ., Alves Ferreira, C. E., & da Silva Triani, F. (2024). Tipos de currículos: análise de dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação brasileiros. Estação Científica, 18(JAN./JUN.). Consulté à l’adresse https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2945

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