Tipos de currículos: análise de dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação brasileiros
Palabras clave:
Currículo Formal, Currículo Reall, Currículo OcultoResumen
Existem diferentes formas de definir currículo e, historicamente, vários pesquisadores parecem concordar que os primeiros estudos sobre a história do currículo que foram publicados nos Estados Unidos na década de 1970. A pesquisa sobre currículo das décadas de 1960 a 1970 destacou a existência de vários níveis de currículo: formal, real e oculto, usados para distinguir o quanto um aluno aprende ou não. Este estudo objetiva mapear os contextos que envolvem os diferentes tipos de currículos que permeiam a Educação Básica Brasileira. No que tange aos aspectos metodológicos, realizamos busca por trabalhos que foram publicados no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) por meio dos seguintes descritores: Currículo Formal, Currículo Real e Currículo Oculto. A investigação caracterizou-se como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa com delineamento bibliográfico e análise bibliométrica. Diferentes resultados foram obtidos nos trabalhos pesquisados, como: formação à cidadania limitada, contradições ocultadas entre a cultura industrial, educação escolar e currículo, importância da construção da identidade e formação cidadã no currículo da disciplina de Geografia e reforma estatal como causadora do prejuízo da qualidade na educação. Consideramos assim que o currículo que seja relevante trabalhar questões que enfatize a diversidade, promova uma educação crítica e reflexiva, fomente a participação crítica dos estudantes; buscando assim, promover interações entre o currículo formal, real e oculto.
Citas
ANDRADE, Rodrigo Coutinho. Impactos da reforma gerencial do Estado na gestão das políticas públicas para a EJA. Seropédica (RJ); Nova Iguaçu (RJ): 2019. 577 p. Tese [Doutorado em Educação] – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2019. https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5462. Acesso em 27 maio 2023
BRASIL. Congresso. Senado. Constituição (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), LDB, Lei nº 9.394/1996. Disponível: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ & http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 27 maio 2023.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação. Níveis de Currículo Escolar: formal, real e oculto. Disponível: http://catalogo.egpbf.mec.gov.br/modulos/mod-4/saibacurriculos.html. Acesso em: 26 maio 2023.
CAMARGO, Rosa Maria Bortolotti de. Quem escondeu o ritmo oculto? Um estudo de caso comparado entre o ritmo escolar no brasil. 2018. 215 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15922. Acesso em: 20 maio 2023.
GIOVEDI, Valter Martins; SILVA, Itamar Mendes. Paulo Freire versus BNCC: perspectivas antagônicas de currículo. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 18, n. 55, p. 293-316, 2021. Disponível em: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/9813/47968025 Acesso em: 26 maio 2023
LOPES, Alice Casimiro. Teorias de currículo. Cortez Editora, 2014. Capítulo 1. Disponível em: https://cursoalaim.paginas.ufsc.br/files/2018/05/29.08-Teorias-de-Curr%C3%ADculo-P%C3%A1g.-19-42.pdf
PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel; ARELARO, Lisete Regina Gomes. BNCC: Disputa pela qualidade ou submissão da educação? RBPAE, v. 35, n. 01 p.35 - 56 jan./ab. 2019 Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbpae/v35n1/2447-4193-rbpae-35-01-35.pdf
PONCE, Branca Jurema; ARAÚJO, Wesley. A justiça curricular em tempos de implementação da BNCC e de desprezo pelo PNE (2014-2024). Revista e-Curriculum, v. 17, n. 3, p. 1045-1074, 2019. https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/44998/30034 Acesso em: 26 maio 2023
SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa o currículo? In: Saberes e incertezas sobre o currículo. Penso Editora, 2013.
SILVA, César Augusto Alves da. Indústria cultural, educação escolar e currículo: a contradição ocultada e o desinteresse dos alunos pela educação formal. 2010. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. Acesso em: 20 maio 2023.
SOUZA, Alessandro de Oliveira. Programa Escola da Família: é possível educar para a cidadania? 2009. 166 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.48.2009.tde-08122009-143412. Acesso em: 20 maio 2023.
SOUZA, Thiago Tavares de. História da Geografia escolar: uma possibilidade de estudo da cultura escolar através da história oral temática híbrida. 2011. 139 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/95677>. Acesso em: 20 maio 2023.
YOUNG, M. Teorias do currículo: O que é e por que é importante? Cadernos de pesquisa. V.44. n.151. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Estação Científica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.