Antecedentes da satisfação do consumidor do esporte escolar: uma revisão sistemática da literatura
Mots-clés :
Satisfação;, Consumidor;, Esporte;Résumé
Existe um grande interesse na identificação dos fatores que aumentam a satisfação do consumidor de serviços em diferentes setores. Este artigo busca através de uma análise bibliográfica compreender os fatores que influenciam a satisfação do consumidor do esporte escolar, sobre a problemática de identificar como manter um padrão de satisfação no cenário esportivo. A metodologia aplicada é uma revisão sistemática da literatura, por meio de uma pesquisa na base de dados “Web of Science”, utilizando as palavras-chave “satisfaction”, “consumer” e “sport”. Foram encontrados 134 artigos, que filtrados pela data, número de citações e índice de relevância do periódico e maior relação com o tema, se resumiram a 15 artigos. A principal dimensão antecedente da satisfação é a qualidade dos serviços prestados na área de esportes. A dimensão de qualidade engloba vários fatores que podem impactar na satisfação do consumidor. Outras dimensões que impactam na satisfação do consumidor do esporte foram analisadas. Com relação a amostras do esporte escolar, que apresenta atributos exclusivos, não foram encontrados estudos específicos.