A psicopedagogia e o fracasso escolar: olhares relacionais no foco da prevenção

Auteurs

  • Reinaldo José de Lima Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora

Mots-clés :

Educação, psicopedagogia, fracasso escolar

Résumé

Este texto se propõe a tecer um diálogo a partir das possibilidades da psicopedagogia atuar como forma/contribuição de prevenção ao fracasso escolar. Para isso, buscou-se elementos históricos que pudessem contribuir para o entendimento e a compreensão de como vem se configurando, ao longo das décadas, a estrutura do fracasso escolar – uma quase institucionalização. O viés histórico, a análise contemporânea da sociedade, da escola e da família, serão os elementos principais dessa proposta de entendimento, que partirá de uma visão relacional, tendo o meio social como principal direção e assim entendido a inserção da família e da escola neste contexto. Finalmente estes aspectos analisados estarão
em junção com as possibilidades de atuação da psicopedagogia. Mais do que uma concretização de respostas, o texto que se segue tem a configuração ímpar e despretensiosa de iniciar um diálogo com autores e pensadores acerca das possibilidades da psicopedagogia no campo da aprendizagem.

Téléchargements

Publiée

2023-12-03

Comment citer

de Lima, R. J. . (2023). A psicopedagogia e o fracasso escolar: olhares relacionais no foco da prevenção. Estação Científica, 4(JAN./JUN./). Consulté à l’adresse https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2186

Numéro

Rubrique

Artigos