A psicopedagogia e o fracasso escolar: olhares relacionais no foco da prevenção
Palabras clave:
Educação, psicopedagogia, fracasso escolarResumen
Este texto se propõe a tecer um diálogo a partir das possibilidades da psicopedagogia atuar como forma/contribuição de prevenção ao fracasso escolar. Para isso, buscou-se elementos históricos que pudessem contribuir para o entendimento e a compreensão de como vem se configurando, ao longo das décadas, a estrutura do fracasso escolar – uma quase institucionalização. O viés histórico, a análise contemporânea da sociedade, da escola e da família, serão os elementos principais dessa proposta de entendimento, que partirá de uma visão relacional, tendo o meio social como principal direção e assim entendido a inserção da família e da escola neste contexto. Finalmente estes aspectos analisados estarão
em junção com as possibilidades de atuação da psicopedagogia. Mais do que uma concretização de respostas, o texto que se segue tem a configuração ímpar e despretensiosa de iniciar um diálogo com autores e pensadores acerca das possibilidades da psicopedagogia no campo da aprendizagem.