Arte, Cidadania e solidariedade na pratica dos alunos privados de liberdade

uma ação para educação inclusiva

Auteurs

  • Adriana Santos Carioca Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Aline Aparecida Rocha Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Sandra Silva de Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso

Mots-clés :

educação inclusiva, reeducando, sustentabilidade.

Résumé

O estudo apresenta o artesanato como um dos caminhos para ressocialização dos reeducandos da Escola Estadual Nova Chance (sala anexa) - Unidade prisional de Cáceres/MT. Trabalhando a arte com o intuito de despertar nos alunos a percepção da importância da preservação do meio ambiente visando o Desenvolvimento Sustentável e a formação para cidadania. Utilizou-se aqui uma metodologia por meio de abordagem qualitativa, sendo que inicialmente foi feito um estudo teórico sobre a reutilização de materiais descartáveis. O estudo apontou que a arte inserida dentro do contexto da sala de aula é capaz de beneficiar os reeducandos envolvidos e, consequentemente trazer possíveis benefícios a sociedade em geral a exemplo do que ocorreu na Instituição filantrópica Asilo Lar Servas de Maria que foi contemplada com os materiais produzidos pelos alunos. Percebeu-se que a arte através da educação, utilizando-se do artesanato pode ser um meio de repensar as praticas nas dimensões individuais e coletivas dos alunos/reeducandos, contribuindo assim para uma relação harmônica com as pessoas e o meio ambiente despertando novos sonhos e novas perspectivas de vida futuras.

Téléchargements

Publiée

2023-12-09

Comment citer

Carioca, A. S., Rocha, A. A., & Oliveira, S. S. de. (2023). Arte, Cidadania e solidariedade na pratica dos alunos privados de liberdade: uma ação para educação inclusiva. Estação Científica, 11(JUL./DEZ.). Consulté à l’adresse https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2169

Numéro

Rubrique

Artigos