Arte, Cidadania e solidariedade na pratica dos alunos privados de liberdade
uma ação para educação inclusiva
Palabras clave:
educação inclusiva, reeducando, sustentabilidade.Resumen
O estudo apresenta o artesanato como um dos caminhos para ressocialização dos reeducandos da Escola Estadual Nova Chance (sala anexa) - Unidade prisional de Cáceres/MT. Trabalhando a arte com o intuito de despertar nos alunos a percepção da importância da preservação do meio ambiente visando o Desenvolvimento Sustentável e a formação para cidadania. Utilizou-se aqui uma metodologia por meio de abordagem qualitativa, sendo que inicialmente foi feito um estudo teórico sobre a reutilização de materiais descartáveis. O estudo apontou que a arte inserida dentro do contexto da sala de aula é capaz de beneficiar os reeducandos envolvidos e, consequentemente trazer possíveis benefícios a sociedade em geral a exemplo do que ocorreu na Instituição filantrópica Asilo Lar Servas de Maria que foi contemplada com os materiais produzidos pelos alunos. Percebeu-se que a arte através da educação, utilizando-se do artesanato pode ser um meio de repensar as praticas nas dimensões individuais e coletivas dos alunos/reeducandos, contribuindo assim para uma relação harmônica com as pessoas e o meio ambiente despertando novos sonhos e novas perspectivas de vida futuras.