Preferência do consumidor: um estudo de caso com aplicação de análise Conjunta e modelos de regressão
Palabras clave:
Modelos de Regressão, Análise Conjunta, Preferência do ConsumidorResumen
O conhecimento das preferências dos consumidores é importante para otimizar o desenvolvimento de projetos de produtos e serviços. O presente trabalho tem como principal objetivo oferecer um instrumento de mensuração da estrutura de preferência dos consumidores reais e potenciais de cursos preparatórios para o vestibular. Foi utilizada a metodologia de Análise Conjunta e de estimação das funções-utilidade por meio de um modelo de regressão com variáveis dummy. Foram entrevistados 131 (cento e trinta e um) estudantes na cidade de Juiz de Fora – MG, com idade entre 17 (dezessete) e 22 (vinte e dois) anos de idade e que pretendiam prestar o vestibular. A partir dos dados obtidos da Análise Conjunta pode-se verificar que o atributo de maior importância relativa é o fator marca, que apresenta cerca de 45% da preferência dos consumidores. Posteriormente, utilizando-se de aglomeração não-hierárquica os estudantes foram agrupados segundo a importância para preço, carga horária e marca.