Preferência do consumidor: um estudo de caso com aplicação de análise Conjunta e modelos de regressão

Authors

  • Gustavo Rocha Aquino González Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Paula Barbosa Sobral Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Jane Azevedo da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Raquel Campanate de Azevedo Faculdade Estácio de Sá
  • Simone Moreira Ragone Faculdade Estácio de Sá
  • Frederico Miranda e Silva Faculdade Estácio de Sá

Keywords:

Modelos de Regressão, Análise Conjunta, Preferência do Consumidor

Abstract

O conhecimento das preferências dos consumidores é importante para otimizar o desenvolvimento de projetos de produtos e serviços. O presente trabalho tem como principal objetivo oferecer um instrumento de mensuração da estrutura de preferência dos consumidores reais e potenciais de cursos preparatórios para o vestibular. Foi utilizada a metodologia de Análise Conjunta e de estimação das funções-utilidade por meio de um modelo de regressão com variáveis dummy. Foram entrevistados 131 (cento e trinta e um) estudantes na cidade de Juiz de Fora – MG, com idade entre 17 (dezessete) e 22 (vinte e dois) anos de idade e que pretendiam prestar o vestibular. A partir dos dados obtidos da Análise Conjunta pode-se verificar que o atributo de maior importância relativa é o fator marca, que apresenta cerca de 45% da preferência dos consumidores. Posteriormente, utilizando-se de aglomeração não-hierárquica os estudantes foram agrupados segundo a importância para preço, carga horária e marca.

Published

2023-12-03

How to Cite

Rocha Aquino González, G. ., Paula Barbosa Sobral, A. ., Azevedo da Silva, J. ., Campanate de Azevedo, R., Moreira Ragone, S. ., & Miranda e Silva, F. . (2023). Preferência do consumidor: um estudo de caso com aplicação de análise Conjunta e modelos de regressão. Estação Científica, 1(JUL./DEZ.). Retrieved from https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2543

Issue

Section

Artigos