Autoestima e bullying em criaças e adolescentes de escola pública e privada

Autores/as

  • Leila Maria Gomes Ferreira Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora
  • Luzia Bernadete Cecilia Santana Caçador Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora
  • Rosilene Lima de Assis Cruz Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora
  • Denise Mendonça Melo Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora

Palabras clave:

Autoestima., Bullying., Psicologia escolar.

Resumen

Este estudo teve por objetivo geral investigar a relação entre autoestima e bullying em crianças e adolescentes de escolas pública e privada de uma cidade de médio porte, em Minas Gerais e como objetivo específico identificar o nível de autoestima em crianças de 9 a 11 anos e em adolescentes de 12 a 17 anos, totalizando 80 participantes. Trata-se de um estudo quantitativo e a coleta de dados ocorreu mediante a Escala de Autoestima de Rosenberg (1989) destinada à mensuração dos níveis de autoestima e a Escala de Comportamento de Bullying de Medeiros et al (2014), visando conhecer os antecedentes e os consequentes de condutas de bullying. Os dados foram analisados com o apoio do software SPSS versão 2.1. Os resultados convergiram para uma correlação moderada entre a baixa autoestima e o envolvimento nas modalidades de bullying e a necessidade de estudos adicionais sobre os fenômenos de autoestima e bullying em escolares.

Publicado

2023-12-09

Cómo citar

Ferreira, L. M. G., Caçador, L. B. C. S., Cruz, R. L. de A., & Melo, D. M. (2023). Autoestima e bullying em criaças e adolescentes de escola pública e privada. Estação Científica, 12(JAN./JUN./). Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2211

Número

Sección

Artigos