Arte, Cidadania e solidariedade na pratica dos alunos privados de liberdade

uma ação para educação inclusiva

Autores

  • Adriana Santos Carioca Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Aline Aparecida Rocha Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Sandra Silva de Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

educação inclusiva, reeducando, sustentabilidade.

Resumo

O estudo apresenta o artesanato como um dos caminhos para ressocialização dos reeducandos da Escola Estadual Nova Chance (sala anexa) - Unidade prisional de Cáceres/MT. Trabalhando a arte com o intuito de despertar nos alunos a percepção da importância da preservação do meio ambiente visando o Desenvolvimento Sustentável e a formação para cidadania. Utilizou-se aqui uma metodologia por meio de abordagem qualitativa, sendo que inicialmente foi feito um estudo teórico sobre a reutilização de materiais descartáveis. O estudo apontou que a arte inserida dentro do contexto da sala de aula é capaz de beneficiar os reeducandos envolvidos e, consequentemente trazer possíveis benefícios a sociedade em geral a exemplo do que ocorreu na Instituição filantrópica Asilo Lar Servas de Maria que foi contemplada com os materiais produzidos pelos alunos. Percebeu-se que a arte através da educação, utilizando-se do artesanato pode ser um meio de repensar as praticas nas dimensões individuais e coletivas dos alunos/reeducandos, contribuindo assim para uma relação harmônica com as pessoas e o meio ambiente despertando novos sonhos e novas perspectivas de vida futuras.

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Publicado

2023-12-09

Edição

Seção

Artigos