Incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação no sistema educacional brasileiro
Palavras-chave:
TDIC, Educação, Competências digitaisResumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) incorporadas nas estratégias ativas de ensino-aprendizagem podem contribuir significativamente para o desenvolvimento individual e coletivo de competências, habilidades e atitudes pelos estudantes. Para estabelecer um panorama da utilização das TDIC no ensino infantil, fundamental, médio e superior no Brasil, foi conduzida uma revisão integrativa baseada em artigos indexados nas bases SciELO, LILACS e no portal de periódicos da CAPES. Adicionalmente, foi realizada uma pesquisa documental em publicações oficiais do Ministério da Educação para fomentar reflexões sobre a importância das TDIC no processo de ensino aprendizagem na contemporaneidade. Embora a utilização de TDIC em sala de aula tenha sido potencializada nas últimas duas décadas, principalmente com o advento do ensino remoto emergencial durante a pandemia do coronavírus, a formação continuada de docentes e a adequação das instalações físicas e dos ambientes virtuais são fundamentais para a ruptura holística de práticas pedagógicas tradicionais e avanço na incorporação das TDIC em todas as modalidades de ensino.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
SOUZA, M. S.; T, P. A. TDIC e ensino: inclusão para além da inserção. Nuances: estudos sobre Educação, 30(1), 172-187, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011
MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Souza, Carlos Alberto de; Morales, Ofelia Elisa Torres (orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, 2015. Vol. II. GP: Foca Foto-PROEX/UEPG.
NOGUEIRA, M. O. G.; LEAL, D. Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 2. ed. Curitiba: Intersaberes, 2015.
ALBERTIN, A. L. Tecnologia de Informação e Comunicação e a Educação. EAESP/FGV/NPP – Núcleo de Pesquisas e Publicações. Relatório de Pesquisa n.35/2001.
CERQUEIRA, L. S.; CHAGAS, L.; GARCIA, N.; DOLCI, D. Motivações e Resistências no uso de TDICs no Ensino Superior: uma Avaliação do Curso de Administração em uma Universidade Federal. Revista de Tecnologia Aplicada, v. 6, n. 2, p. 12-27, Maio-Agosto, 2017.
LISBÔA, E. S. et al. LMS em Contexto Escolar: estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do Norte de Portugal. Educação, Formação & Tecnologias, v. 2, n. 1, p. 44- 57, maio 2009.
ROCHA, M.S. P. M. L; QUEIROZ, M. A. Pela tela de um tablet: tecnologias digitais na Educação Infantil. Revista Diálogo Educ., Curitiba, v. 21, n. 71, p. 1941-1966, out./dez. 2021.
BARBIERI, J. A. B et al. Um mapeamento sistemático sobre o uso de tecnologias digitais na educação infantil. Revista Society and Development, 2021, Vol.10 (11), p.e137101119421
AZEVEDO, K. K. O uso das tecnologias digitais em escolas da cidade de. Assu/RN. In: Congresso Nacional de Educação, IV, 2019, João Pessoa. Anais de evento.
BANDEIRA, D. S; LIMA, A. J. Ferramentas digitais e o uso no cotidiano da comunidade escolar em tempos de pandemia. In: Seminário Docentes, I, 2021, Fortaleza. Anais de Evento.
VOLTOLINI, A.G.M. F. Ferramentas digitais e escola: estudo de uma proposta pedagógica. Revista Observatório, Palmas, v. 5, n. 3, p. 293-316, maio. 2019.
SILVA, M. S. Gestão de TDIC e inclusão digital nas escolas públicas de Alagoas. Repositório da Faculdade Federal de Alagoas, 2020.
BRUZZI, D. G. Uso da Tecnologia na educação, da história à realidade atual. 2019.
MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013.
BATES, A. W.; SANGRÀ, A. Managing technology in higher education: strategies
for transforming teaching and learning. San Francisco: Jossey-Bass, 2011. 262 p.
ROSA, S S. A influência das TDIC na (re)configuração de Modelos de EaD tradicionais para Educação online. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 3, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.44420.
MEDEIROS, M. F.; MEDEIROS, G.; COLLA, A.; HERRELEIN, M. B. A produção de um ambiente em Educação a Distância com o uso de mídias integradas: a PUCRS VIRTUAL. 15 2000.
SCHUARTZ, A. S.; S, H. B. M. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista Katálysis. 2020, v. 23, n. 03 p. 429-438.
PIRAGIBE, J. P. L. S. As contribuições do uso das TDIC para o ensino superior. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2016.
PALÁCIO, M. A. V ; TAKENAMI, I.; GONÇALVES, L. B. DE B. .; CECON, R. S. Integração de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por Docentes do Ensino Superior Durante a Pandemia da COVID-19. EaD em Foco, v. 12, n. 1, 29 abr. 2022.
QUINTANILHA, L. F. Inovação pedagógica universitária mediada pelo Facebook e YouTube: Uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geracao-Z. Educar em Revista, 2017, 33, 249-263.
BARROS, C.C.A. et al. Precarização do Trabalho Docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino Em Perspectivas, v.2, n.2, p: 1–23, 2021
KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2013.
LIN, F.; MUNRO, M. Why hasn’t technology disrupted academics’ teaching practices? Understanding resistance to change through the lens of activity theory. Computers & Education, v. 50, n. 2, 2008, p. 475-490. D
KIRKWOOD, A.; PRICE, L. Technology-enhanced learning and teaching in higher
education: what is ‘enhanced’ and how do we know? A critical literature review.Learning, Media and Technology, v. 39, n. 1, p. 6-36, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ciência (In) Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.