Sobre a Revista
A revista Ciência (In) Cena é uma publicação eletrônica organizada pelo Centro Universitário Estácio da Bahia, cujo primeiro volume foi publicado em 2014. O periódico foi idealizado para a divulgação de produções científicas de professores e alunos da educação superior e de profissionais que se dedicam à investigação científica e à produção de conhecimento em múltiplas áreas: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Linguística, Letras e Artes; Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.
Na Plataforma Sucupira, a revista Ciência (In) Cena apresenta as seguintes classificações Qualis na avaliação da CAPES - quadriênio 2013-2016:
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os artigos que passam pelo filtro editorial de entrada são arbitrados às cegas por pelo menos dois professores revisores. As identificação dos revisores também não é revelada aos autores (Double-Blind Peer Review). O tempo médio para passagem pelo filtro editorial é de duas semanas.
Sobre o processo de revisão
Se o artigo submetido cumprir com todos os requisitos formais, os editores farão uma avaliação inicial. Caso considerem que o artigo não é adequado ao perfil da revista ou que não têm qualidade mínima requerida, poderão rejeitá-lo sem enviá-lo a outros avaliadores.
Se o artigo não cumprir com os requisitos formais, os editores se reservam o direito de rejeitar o artigo. Os artigos que passarem por esse primeiro filtro serão enviados aos revisores.
Caso os revisores apresentem pareceres discordantes, ou se por algum outro motivo os editores considerarem necessário, o artigo será enviado a um terceiro revisor.
A partir dos pareceres, os editores poderão decidir:
- Aceitar o artigo submetido: como está ou com ligeiras modificações;
- Publicar com modificações: o autor terá até 30 dias para realizar os ajustes sugeridos, especificando detalhadamente como cada sugestão foi ou não implementada. Estas modificações devem se restringir àquelas feitas pelos revisores e/ou editores. Se não for cumprido o prazo para reformulação, o artigo será automaticamente rejeitado. Os editores se reservam o direito de não publicar o trabalho se as reformulações não atenderem às exigências, sem justificativas convincentes.
- Rejeitar: o trabalho não será publicado.
- Ressubmeter para avaliação: o trabalho poderá ser reenviado para nova apreciação, reiniciando o processo de submissão na revista.
A revisão final do artigo ficará a cargo dos autores. O periódico não se responsabiliza pela revisão gramatical dos artigos submetidos.
Antes da publicação, será enviada cópia da versão final (leitura de prova) para que os autores confiram dentro de um prazo de 48 horas. Decorrido o prazo, caso não haja devolutiva por parte dos autores, o artigo será arquivado.
Periodicidade
A revista Ciência (In) Cena tem periodicidade quadrimestral e possui fluxo contínuo.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os artigos estão licenciados quer por uma licença CC BY-NC-SA.
Política de Taxas para Processamento de Artigos
Este periódico NÃO requer pagamento para nenhuma das seguintes fases:
- Submissão de artigo: Gratuito
- Processamento de artigo: Gratuito
Política Antiplágio
A revista Ciência (In) Cena utiliza o Crossref ™ para rastrear documentos em busca de material não original e, também, a ferramenta CopySpider para auxiliar na política antiplágio da revista.
Para manter a transparência das informações contidas na pesquisa, solicita-se ao autor, no momento da submissão da versão final do manuscrito, um relatório de detecção de similaridade gerado pelo software CopySpider. Para que os autores verifiquem a análise por meio do software é necessário:
1. Instalar o software (http://www.copyspider.com.br/main/)
2. Criar uma conta
3. Converter o arquivo do artigo em pdf
4. Efetuar a verificação e gerar o relatório final.
O artigo deve possuir no máximo 3% de similaridade com outros arquivos. Acima desse percentual, os autores deverão justificar os motivos.