FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: UM PROCESSO (RE) SIGNIFICADO NA TRAJETÓRIA ACADÊMICA

Autores

  • Gislainy Almeida Fernandes Corrêa Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado - Unemat
  • Maurecilde Lemes da Silva Santana Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado - Unemat

Palavras-chave:

Pedagogia, Trajetórias formativas, Docência, Formação inicial

Resumo

Introdução: A profissão docente tem recebido inúmeros apontamentos do ser professor e a formação de professores tem sido constantemente debatida. As discussões sobre a formação inicial também têm ganhado destaque no meio acadêmico e nos demais espaços educativos, por se constituir como uma etapa, que um futuro profissional/professor necessita para seu desenvolvimento profissional. Nesse contexto, estudantes de Pedagogia vão construindo os saberes da profissão e se tornando pedagogos. Objetivos: Analisar a trajetória do acadêmico do curso de Pedagogia a partir do seu perfil de entrada e de saída, colocando em pauta fatores que levaram os acadêmicos à escolha do curso e qual a visão após o conhecimento teórico e prático no decorrer dos quatro anos de faculdade. Verificar os motivos que levaram os participantes a ingressarem no curso de Pedagogia e suas as expectativas em relação ao curso; compreender as mudanças ocorridas durante a formação do pedagogo; reconhecer fatores que produziram um novo olhar em relação ao curso. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, em dois momentos distintos e processuais, por meio de observação e de questionário, aplicados aos acadêmicos de um curso de Pedagogia, de uma universidade pública, ingressos no semestre letivo 2017/1. A observação deu-se na forma de narrativa das constatações evidenciadas no início do curso (2017/1) e o questionário efetivou-se com perguntas elaboradas a partir de informações da observação e de outras questões articuladas ao processo de formação, quando os sujeitos estavam no sétimo semestre do curso (2020/1). Resultados: Ao iniciar a trajetória acadêmica, os alunos expressaram vários motivos que os levaram a ingressarem no curso, assim como percepções sobre o próprio curso, tais como: “não tenho afinidade com crianças”, “pretendo atuar somente como palestrante”, escolhia a Pedagogia porque meus pais me obrigaram a fazer o curso”, não pretendo dar aula para crianças”, demonstrando indecisão, insegurança, falta de oportunidades. No decorrer da formação, as impressões sobre o curso foram ressignificadas pelos licenciandos, os quais passaram a compreender o trabalho incumbido ao pedagogo, a forma de ensinar, planejar e organizar uma sala de aula, a conhecer os sujeitos com os quais trabalharão, a considerar as características de cada grupo. Ademais, constatam que a formação inicial precisa oferecer condições para adentrarem na profissão docente, porém, que não se faz suficiente e precisam continuar o processo de construção de conhecimentos no âmbito da docência, após a formação na graduação. Discussão: Na trajetória acadêmica, o licenciando vai ganhando condições de se tornar professor, em uma relação dialógica entre o estudante e coletivo de professores, colegas e autores, no âmbito do Ensino Superior e da Educação Básica. O conhecimento científico o e conhecimento das experiências se integram e se transformam e transformam o olhar do licenciando sobre o ser docente. Conclusão: Os alunos foram mudando seus conceitos de acordo com a jornada acadêmica. Em sua maioria, observa-se modificações positivas em relação ao curso. O perfil de cada acadêmico foi amadurecendo conforme o aprendizado no decorrer do curso, os conhecimentos inerentes à profissão foram sendo construídos, ampliados e fortalecidos e, dessa forma, paralelamente a identidade profissional também foi se constituindo. Dar voz aos sujeitos para que expressem as suas percepções sobre o que se estuda é de suma importância para se repensar a prática pedagógica.

Downloads

Publicado

10-09-2024