A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Criança, Educação Infantil, MúsicaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo, compreender a contribuição que a música apresenta para o processo de desenvolvimento integral da criança da educação infantil. E para essa compreensão, realizamos estudos bibliográficos destacando dentre os principais autores que fundamentaram a pesquisa: Bréscia (2011), Brito (2003), Gomes (2013), Jeandot (1997), além de documentos como a BNCC (2019), DCNEI (2010), LDBEN 9.394/96, entre outros. Realizamos também uma pesquisa em campo, com abordagem qualitativa e descritiva em uma instituição de educação infantil. A pesquisa de campo foi realizada antes do período pandêmico. Os sujeitos foram cinco professores (as), sendo, quatro pedagogas e um professor não pedagogo, o qual ministra aulas de música na instituição. Como procedimento de pesquisa utilizamos a observação das aulas e também aplicamos um questionário, com 8 (oito) questões as quais indagavam sobre: o ponto de vista dos professores sobre a música na Educação Infantil; se eles utilizam a música na sala de aula; explicar se o trabalho com a música na Educação Infantil é interessante; se acreditam que a Música facilita o processo de aprendizagem; qual o método de trabalho que utilizam usando a música; se utilizam a música como um instrumento de auxilio pedagógico; como as crianças reagem quando usam a música na sala de aula; e, de que forma acreditam que a música contribui para a formação das crianças. Com a pesquisa, conseguimos compreender o valor que a música possui para a formação das crianças na sua trajetória escolar. Com isso, a pesquisa teve finalidade acadêmica e social, pois, a partir desse estudo procuramos mostrar, como a música contribui para o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. E esperamos que o estudo possa contribuir para que mais profissionais da área da educação básica, façam essa reflexão, compreendam a contribuição da música e, passem a utilizá-la como uma ferramenta pedagógica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Saberes da Fapan
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.