AUTOGESTÃO E CONSTRUÇÃO DA NORMA EM GRUPOS SOCIAIS ESCOLARES
Palavras-chave:
Autogestão, Makarenko, Construção de normas, Ambientes escolaresResumo
A Escola de Aplicação e Valorização Humana Lázara Falqueiro de Aquino foi criada pela Unemat em 1994, vinculada ao Campus Jane Vanini em Cáceres/MT. Esta escola tinha em maioria estudantes em risco social e vindos de famílias de baixa renda. Devido grande incidência de atos de violência, em 2004 foi proposto e posto em execução o projeto “Vamos construir nosso Código de Conduta”. O projeto buscava a autogestão e foi fundamentado na experiência que Anton Makarenko teve na Colônia de Gorki. A Colônia de Gorki foi uma instituição educativa para “delinqüentes infantis”, do início do século XX, na URSS, que passou por um processo de autogestão e ao compararmos os dois grupos sociais escolares percebe-se que as deliberações do educando da Colônia de Gorki e o Código de Conduta são “materialização” de normas oriundas da autonomia internada desses ambientes educacionais.