COMPARAÇÃO DO COMPORTAMENTO AGRESSIVO DOS ALUNOS ENTRE JOGOS COMPETITIVOS E COOPERATIVOS, DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Palavras-chave:
Educação Física, Jogos competitivos, agressividadeResumo
As aulas de educação física sempre foram permeadas de jogos competitivos. Faz parte do cotidiano do aluno jogar volei, basquete e futebol nas escola. Mas existem outros jogos que devem fazer parte do repertório do professor. Uma categoria importante é a de jogos cooperativos, que além de promover maior integração da classe, desenvolve características importantes como solidariedade, melhor capacidade de trabalhar em grupo e facilidade de convivência. O presente trabalho tem como objetivos analisar a quantidade e a natureza dos comportamentos agressivos em alunos nos jogos cooperativos e competitivos. Foram avaliados 24 alunos do 4° ano do ensino fundamental em aulas contendo jogos cooperativos e competitivos. O comportamento agressivo foi mais abundante no jogo competitivo (0,21 agressão por minuto ou uma agressão a cada 4 minutos e 54 segundos) do que no jogo cooperativo (0,13 agressão por minuto ou uma agressão a cada 7 minutos e 36 segundos). Tanto meninos quanto meninas apresentaram comportamento agressivo maior no jogo competitivo e os meninos apresentaram maior agressividade do que as meninas. Em relação aos tipos de comportamentos os jogos cooperativos apresentaram menos agressão física e gestual do que em jogos competitivos. Concluímos que há diferenças na quantidade e na qualidade dos comportamentos agressivos entre os jogos estudados, pois o jogo
cooperativo apresenta um menor índice de agressividade. Sugere-se que os jogos cooperativos devem ser trabalhado com mais frequência nas aulas de Educação Física para uma aula com um melhor aprendizado e sem violência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista Hórus, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.