Seminário Acadêmico de Pesquisa e Extensão e da IV Jornada Acadêmica de Psicologia (SEMAPE)
Palabras clave:
Seminário Acadêmico, SEMAPE, FAESOResumen
Nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2024, a Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos foi palco do Seminário Acadêmico de Pesquisa e Extensão e da IV Jornada Acadêmica de Psicologia (SEMAPE), eventos promovidos pelo Comitê de Pesquisa, Extensão e Internacionalização (CPEI).
Com o propósito de fomentar a disseminação de conhecimentos, este encontro reuniu toda a comunidade acadêmica da Instituição de Ensino Superior (IES) e convidados que quisessem participar e colaborar com suas pesquisas de outras IES, em um ambiente de troca e aprendizado colaborativo, evidenciando o compromisso com a pesquisa, a extensão e a internacionalização no ensino superior.
O evento proporcionou a apresentação e a discussão de trabalhos das diversas áreas do conhecimento dos cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia e Psicologia nas modalidades de Iniciação Cientifica (IC), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), pesquisa independente, projetos extensionistas e relatos de experiência. Na modalidade de relato de experiência foram contempladas: práticas docentes, experiência de estágio e projetos extensionistas.
Na Pesquisa, responsável pelos trabalhos de IC, TCC e pesquisa independente, foram apresentados 17 trabalhos e na Extensão, englobando projetos extensionistas e relatos de experiência, foram apresentados 103 trabalhos.
Em conformidade com a Resolução CNE/CES nº 7, de 19 de dezembro de 2018, que integra o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, buscando reforçar o papel da extensão no ensino superior, as atividades extensionistas visam proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em contextos sociais concretos e, em seguida, refletir sobre essas experiências dentro do ambiente acadêmico.
O evento foi uma vitrine para os projetos de extensão desenvolvidos nas diversas disciplinas da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos, enfatizando a importância de uma aprendizagem conectada à prática e à realidade social. Os estudantes puderam demonstrar o impacto de seus trabalhos, mostrando como a integração entre teoria e prática pode gerar transformações significativas tanto no contexto acadêmico quanto na comunidade em geral.
No total, durante o seminário, foram apresentados 120 trabalhos. A presença e o engajamento de acadêmicos e docentes foram fundamentais para o êxito do evento, refletindo a dedicação e o esforço coletivo em promover um ambiente de debates construtivos e de produção de soluções para os desafios enfrentados pela sociedade.
Os professores trouxeram sua experiência e rigor acadêmico, enquanto os alunos contribuíram com perspectivas inovadoras e um olhar crítico, fortalecendo os diálogos e criando um espaço fértil para a geração de novas ideias. A interação entre estudantes e professores destacou a força de uma educação colaborativa, em que o aprendizado transcende os limites das salas de aula e se torna uma ferramenta de transformação social.
Este seminário reafirmou o compromisso da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, crítica e engajada, onde conhecimento, prática e cidadania caminham lado a lado em busca de um bem-estar coletivo mais abrangente e duradouro.
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Seminário Acadêmico de Pesquisa e Extensão e da IV Jornada Acadêmica de Psicologia (SEMAPE) - Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO), 2024.
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