Anais do IV SEPESQI - Seminário de Extensão, Pesquisa e Internacionalização da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO)

Autores/as

  • Alexandre Mariani
  • Carolina Guizardi Polido
  • Renata Quenca Bassan
  • Michelle Moreira Abujamra Fillis Estácio de Sá Ourinhos

Palabras clave:

Anais, IV SEPESQI, Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO)

Resumen

O ano de 2023 marcou um avanço significativo no desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA). À medida que a tecnologia continuou a evoluir presenciamos diversas inovações e aplicações que transformaram diversos setores da sociedade.
Essa transformação digital resultou em avanços significativos em áreas como reconhecimento de imagens e processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina.
A área de eficiência energética – paradigma sobre o qual repousa boa parte das pesquisas em desenvolvimento sustentável foi diretamente impactada por essa tecnologia. Através de algoritmos avançados e a capacidade de processar grandes quantidades de dados, a IA pode otimizar o consumo de energia em edifícios, redes elétricas e sistemas de transporte contribuindo significativamente para um mundo moderno e equilibrado.
A IA também desempenha um papel fundamental na gestão de resíduos e na economia circular. Algoritmos podem ser empregados para identificar padrões de reciclagem, melhorando a eficiência dos processos de recuperação de materiais e reduzindo o desperdício.
Além disso, podemos utilizar os recursos de Artificial Inteligence para identificação de soluções inovadoras para o reaproveitamento de resíduos, estimulando a criação de novos produtos e serviços sustentáveis.
O tema escolhido para o SEPESQI 2023 evidencia a busca por discussões na área e temos pela frente um cenário evidentemente desafiador, porém com grandes expectativas. A IA oferece possibilidade reais para enfrentamento dos desafios ambientais e sociais mais sensíveis que nosso mundo enfrenta, proporcionando soluções inovadoras e inovadoras para promover um futuro mais sustentável.
Especialmente, no campo da educação, muito se tem discutido sobre IA e, como esta desempenha um papel crescente e transformador, revolucionando a maneira como estudantes aprendem e os professores ensinam. Esta tecnologia inovadora personaliza a educação tornando-a mais acessível, eficaz e envolvente para todos os alunos.
Uma das principais vantagens deste recurso na educação é a capacidade de personalizar o ensino e trazer a tona temas de alta relevância não apenas relacionados com competências técnicas, mas visando contextualizar o aluno e desenvolver o senso de responsabilidade de cuidado com a matença das futuras gerações. Através da coleta e análise de dados acerca do desempenho dos alunos, os sistemas de IA podem criar trilhas de aprendizagem personalizadas, incluindo de forma transversal formações que são inerentes a construção deu um profissional conectado com os principais desafios do futuro – certamente relacionado com o desenvolvimento sustentável e um mundo mais justo e equilibrado, adaptando o conteúdo e a dificuldade com base nas necessidades individuais de cada estudante, mas também ofertando a ele todas as hard e soft skills que lhe serão demandas no ambiente profissional – e é indiscutível a preocupação de todas as empresas em buscar profissionais que tenham essa visão holística e não predatória de recursos. Isso permite que os alunos avancem em seu próprio ritmo, preencham lacunas de conhecimento e recebam ajuda extra quando necessário, e se mantenham atraentes para o mercado que os espera.
No entanto, é importante notar que a implementação bem-sucedida da IA na educação requer atenção cuidadosa à privacidade dos dados e à equidade. É fundamental garantir que os dados dos alunos, professores, sejam protegidos – através do conhecimento e prática das normas protetivas, como no caso do Brasil – a LGPD e que, de fato, a IA não perpetue desigualdades existentes no sistema educacional.
Outro ponto importante que merece destaque é que desigualdades sociais e digitais devem ser combatidas, garantindo que os benefícios da IA na educação alcancem todos os grupos socioeconômicos e culturais.
Assim, o IV SEPESQI convida a comunidade acadêmica, pesquisadores e leigos a discutir sobre os desafios relacionados à integração da inteligência artificial (IA) no desenvolvimento sustentável na educação.
Bem-vindos/as ao IV SEPESQI – Seminário de Extensão, Pesquisa e Internacionalização, realizado com o apoio das Instituições de Ensino Superior Estácio, Wyden, Ibmec e IDOMED.

Citas

-

Publicado

2023-11-06

Cómo citar

Mariani , A. ., Guizardi Polido, C. ., Quenca Bassan, R. ., & Moreira Abujamra Fillis, M. (2023). Anais do IV SEPESQI - Seminário de Extensão, Pesquisa e Internacionalização da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (FAESO). Revista Hórus, 228. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revistahorus/article/view/2475

Número

Sección

Anais de Eventos Científicos da FAESO

Artículos más leídos del mismo autor/a