LOMBALGIA
A RELAÇÃO COM A FLEXIBILIDADE DA REGIÃO POSTERIOR DA COXA E DO GLÚTEO E A FORÇA ABDOMINAL E LOMBAR
Keywords:
Lombalgia, Flexibilidade da região posterior da coxa e gluteo, força abdominal, força lombarAbstract
A lombalgia se caracteriza pela dor na região lombar da coluna vertebral, com grande divergência no que diz respeito às capacidades físicas que se relacionam com a mesma. O presente estudo teve como objetivo comparar os níveis de flexibilidade da região posterior da coxa e do glúteo, e de força abdominal e lombar, entre indivíduos portadores e/ou não de lombalgia. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de campo, desenvolvida através da aplicação de testes de flexibilidade (sentar e alcançar) e de força abdominal e lombar (tempo de contração isométrica), em uma amostra de 16 indivíduos de ambos os gêneros, com 54,5±9,39 anos de idade. Destes 16, 8 apresentavam lombalgia e os outros 8 não apresentavam dor lombar. Os indivíduos com lombalgia apresentaram
menor força isométrica abdominal, que indica a necessidade de atenção ao fortalecimento desta região. Também apresentaram tendência, mas sem diferença significativa a menor flexibilidade da região posterior da coxa e do glúteo, e menor força lombar que os indivíduos que não possuem dor lombar. Há necessidade de mais estudos, com uma amostra maior, para verificação das necessidades dos mesmos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Revista Hórus, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.