EUTANÁSIA: UMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Flavia Elaine Soares Ferreira FAESO

Palavras-chave:

Dignidade da pessoa humana, vida, eutanasia

Resumo

A eutanásia tem sido um tema que, atualmente, causa diversas discussões, que permeiam vários campos do conhecimento humano. Sob a perspectiva da ciência jurídica nos traz a análise de que se deve levar em consideração a aplicação de princípios constitucionais, analisando-se a possibilidade de choque entre princípios diversos, que estão garantidos pelo próprio Texto Constitucional. Pautando-se especialmente na dignidade da pessoa humana, como preceito essencial ao Estado Democrático de Direito. Neste diapasão, a dignidade torna-se elemento fundamental para a solução de divergências que envolvam valores consagrados pelo Direito Positivo.
Assim, a interpretação que resguarde a aplicação da mesma em questões que envolvam a colisão de princípios ajuda a solucionar casos difíceis, bem como atender ao fundamento do Estado Democrático de Direito.

Downloads

Publicado

04/04/2022

Como Citar

Elaine Soares Ferreira, F. (2022). EUTANÁSIA: UMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA . Revista Hórus, 6(01), 16–35. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revistahorus/article/view/984

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)