EDUCAÇÃO FINANCEIRA

AS OPÇÕES DA NOVA CLASSE MÉDIA NO BRASIL

Autores/as

  • Adriana Cristina Ferreira Vasconcelos Mendes FAESO
  • Flavio Smania Ferreira FAESO

Palabras clave:

Educação Financeira, Classe média, Investimento

Resumen

Nós últimos anos constatou-se uma significativa transformação no cenário socioeconômico brasileiro. Segundo algumas pesquisas, inclusive da Fundação Getúlio Vargas, aproximadamente metade da população brasileira atualmente se situa na Classe Média, mais especificamente em uma posição intermediária entre as classes A, B e as classes D, E. Essa nova perspectiva, resultante de algumas conjunturas, como o aumento do emprego formal, qualificação profissional e educação, ensejaram aos integrantes dessas classes uma melhor qualidade de vida, em que se observou o aprimoramento do consumo, bem como possibilidades de investimento no mercado
financeiro. Em relação a essa última perspectiva, considera-se importante o fortalecimento de ações no sentido de desenvolver a educação financeira, a fim de controlar o orçamento doméstico e permitir ao indivíduo o conhecimento necessário para que possa investir os excedentes financeiros em uma aplicação vantajosa e em conformidade com o seu perfil. Diante disso, o objetivo desse trabalho é demonstrar a importância de levar a informação à Nova Classe Média acerca de como investir no mercado financeiro, permitindo aos indivíduos desta classe, dar um destino adequado a seus recursos. A metodologia utilizada foi o da pesquisa bibliográfico descritiva, em que se apoiou em fontes diversas para a constituição geral das informações, para que, posteriormente se pudesse expor uma concepção objetiva em torno do tema proposto, contribuindo assim, para fomentar inclusive novos estudos acerca do tema.

Publicado

2022-04-24

Cómo citar

Cristina Ferreira Vasconcelos Mendes, A., & Smania Ferreira, F. (2022). EDUCAÇÃO FINANCEIRA: AS OPÇÕES DA NOVA CLASSE MÉDIA NO BRASIL. Revista Hórus, 7(03), 19–36. Recuperado a partir de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revistahorus/article/view/1085

Número

Sección

Artigos