COMPARAÇÃO DO COMPORTAMENTO AGRESSIVO DOS ALUNOS ENTRE JOGOS COMPETITIVOS E COOPERATIVOS, DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Autores

  • Luciano Negrão Menezes
  • Rogerio Belanda
  • Leonardo Gomes Ferreira
  • Eva Cristina Aurélio Menezes
  • André Luiz Dorini de Oliveira
  • Karin Maria Ludwig

Palavras-chave:

Educação Física, Jogos competitivos, agressividade

Resumo

As aulas de educação física sempre foram permeadas de jogos competitivos. Faz parte do cotidiano do aluno jogar volei, basquete e futebol nas escola. Mas existem outros jogos que devem fazer parte do repertório do professor. Uma categoria importante é a de jogos cooperativos, que além de promover maior integração da classe, desenvolve características importantes como solidariedade, melhor capacidade de trabalhar em grupo e facilidade de convivência. O presente trabalho tem como objetivos analisar a quantidade e a natureza dos comportamentos agressivos em alunos nos jogos cooperativos e competitivos. Foram avaliados 24 alunos do 4° ano do ensino fundamental em aulas contendo jogos cooperativos e competitivos. O comportamento agressivo foi mais abundante no jogo competitivo (0,21 agressão por minuto ou uma agressão a cada 4 minutos e 54 segundos) do que no jogo cooperativo (0,13 agressão por minuto ou uma agressão a cada 7 minutos e 36 segundos). Tanto meninos quanto meninas apresentaram  comportamento agressivo maior no jogo competitivo e os meninos apresentaram maior agressividade do que as meninas. Em relação aos tipos de comportamentos os jogos cooperativos apresentaram menos agressão física e gestual do que em jogos competitivos. Concluímos que há diferenças na quantidade e na qualidade dos comportamentos agressivos entre os jogos estudados, pois o jogo
cooperativo apresenta um menor índice de agressividade. Sugere-se que os jogos cooperativos devem ser trabalhado com mais frequência nas aulas de Educação Física para uma aula com um melhor aprendizado e sem violência.

Downloads

Publicado

2022-04-24

Como Citar

Negrão Menezes, L., Belanda, R., Gomes Ferreira, L., Cristina Aurélio Menezes, E., Luiz Dorini de Oliveira, A., & Maria Ludwig, K. (2022). COMPARAÇÃO DO COMPORTAMENTO AGRESSIVO DOS ALUNOS ENTRE JOGOS COMPETITIVOS E COOPERATIVOS, DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Hórus, 6(04), 29–39. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/revistahorus/article/view/1058

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)