v. 5 n. 1 (2019): COMUNICAÇÃO E OS FENÔMENOS DO COTIDIANO

					Visualizar v. 5 n. 1 (2019): COMUNICAÇÃO E OS FENÔMENOS DO COTIDIANO

A Comunicação e os Fenômenos do Cotidiano é o tema da nona edição da Puçá, Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia, que traz reflexões sobre os fenômenos do consumo, da (ciber) cultura e da educação na atualidade, convidando o leitor a debater os fenômenos do cotidiano sob o olhar das teorias da comunicação e das demais ciências humanas.

Dentre as linhas temáticas desta edição, apresentamos três estudos dentro do universo de gênero, que destacam o mercado consumidor das mulheres ageless; a estratégia de marketing na internacionalização da carreira musical da cantora Anitta; e o preconceito e discursos de ódio sofridos pela atleta transexual de voleibol Tifanny.  O quarto estudo explora o fluxo de interações dos usuários com as campanhas de prevenção ao suicídio no Facebook. O quinto estudo apresenta um plano de negócios em comunicação para uma plataforma de auxílio educativo para estudantes pré-universitários, a EstudApp.

A partir deste numero também recebemos trabalho de alunos egressos. É o caso do artigo A escola como base de dominação e resistência, que  trabalha o lettering como ação de resistência criativa. O telejornalismo também vira assunto na pesquisa de uso do  Whatsapp como suporte para produção de conteúdo. Os dois últimos artigos encaram uma esfera política: Análise discursiva do “tchau, querida!” no processo de impeachment da Dilma Rousseff e uma análise sobre a coleta de dados da empresa Google como modelo do dispositivo panóptico

A Puçá está em seu quinto ano, buscando envolver estudantes e professores dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Faculdade Estácio do Pará na produção científica, pesquisando temas relevantes e metodologias diversificadas de pesquisa. Desejamos uma boa leitura a todos.

Publicado: 28-06-2019