PRATICIDADE VIGIADA:

Uma análise sobre a coleta de dados da empresa Google como modelo do dispositivo panóptico

Autores

  • LAELTON SILVA
  • STEPHANY MONTEIRO
  • ANA PAULA VILHENA

Palavras-chave:

Google, manipulação, panóptico, coleta de dados, usuário

Resumo

O artigo tem por base estudar o controle que a empresa Google exerce sobre seus usuários e como utiliza os dados armazenados para manipulação do mesmo. O estudo terá por base teórica o mecanismo panóptico que aplica a vigilância onipresente e constante, conseguindo controlar e manipular várias pessoas a partir de um único ponto de observação. O artigo através da pesquisa explicou que o usuário está ciente sobre as informações que a empresa Google tem sobre ele que e a manipulação que ocorre através da coleta de dados, traz ao usuário uma experiência de praticidade ou de invasão de privacidade.

Biografia do Autor

LAELTON SILVA

Concluinte do curso de Comunicação social – Publicidade e Propaganda.

STEPHANY MONTEIRO

Concluinte do curso de Comunicação social – Publicidade e Propaganda.

ANA PAULA VILHENA

Orientadora do trabalho. Docente da Faculdade Estácio do Pará, Doutora em Educação (UNESA/RJ), Mestre em Ciências Sociais (UFPA) e Graduada em Comunicação Social (UFPA).

Downloads

Publicado

28-06-2019

Como Citar

SILVA, L., MONTEIRO, S., & VILHENA, A. P. (2019). PRATICIDADE VIGIADA:: Uma análise sobre a coleta de dados da empresa Google como modelo do dispositivo panóptico. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 5(1), 177–200. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2801