SETEMBRO AMARELO:

uma análise do engajamento no Facebook da campanha de prevenção ao Suicídio em setembro de 2018

Autores

  • THAYNARA OLIVEIRA
  • RITA SOARES

Palavras-chave:

suicídio, prevenção, campanha, interação, cibercultura

Resumo

Este artigo visa explorar o fluxo de interações dos usuários na mídia digital Facebook tendo em vista a divulgação de conteúdo sobre a prevenção do suicídio. O objeto de estudo é a campanha de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo, por meio de publicações em sua página oficial no Facebook. A campanha, criada em 2015, pelo Conselho Federal de Medicina, a Associação Brasileira de Psiquiatria e o Centro de Valorização da Vida, faz uso das mídias digitais objetivando a ampla divulgação da temática. Dessa forma, pretende-se, mediante análise metodológica netnográfica, expor o engajamento das postagens publicadas nos meses de agosto, setembro e outubro de 2018, legitimando a significância do mês de setembro na divulgação e debate da prevenção do suicídio, assim como analisar o interesse e receptividade do público por essa divulgação de conteúdo.

Biografia do Autor

THAYNARA OLIVEIRA

Estudante do 8º semestre de Bacharelado em Jornalismo da Faculdade Estácio do Pará.

RITA SOARES

Orientadora do trabalho; Jornalista e Mestre em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (PPGCP-UFPA).

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Publicado

28-06-2019

Como Citar

OLIVEIRA, T., & SOARES, R. (2019). SETEMBRO AMARELO:: uma análise do engajamento no Facebook da campanha de prevenção ao Suicídio em setembro de 2018. Puçá: Revista De Comunicação E Cultura Na Amazônia, 5(1), 49–75. Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/puca/article/view/2796