v. 9 n. 2 (2023): CULTURA E IDENTIDADE NA AMAZÔNIA: UM MOSAICO DE EXPRESSÕES
É com imensa satisfação que apresentamos a décima sexta edição da Puça: revista de comunicação e cultura na Amazônia repleta de temas que refletem a diversidade e complexidade do conhecimento contemporâneo. Na Puça, temos o compromisso de explorar as fronteiras da política, da economia e da cultura na Amazônia, propondo temas que atravessam múltiplos setores, compartilhando conhecimentos que desafiam e enriquecem nossa compreensão do mundo.
A Amazônia é um mosaico não apenas em termos de ecossistema, mas também em expressões culturais e identidades na região. Nesta edição destacamos estudos que exploram a cobertura da mídia durante a pandemia, violência contra jornalistas durante o período da pandemia, a percepção racial de mulheres negras na Amazônia paraense, identidade dos jovens paraenses com o brega, literatura no bookinstagram, e poscionamento de microempresas no instagram, jornalismo em quadrinhos, quadrinhos e teoria do caos e o processo criativo e as possibilidades dos quadrinhos na obra de Odyr Bernardi.
Que as discussões aqui apresentadas inspirem novas abordagens, colaborações e descobertas que contribuam para a nossa responsabilidade na produção de reflexões e investigações que implementem práticas e ações para a construção de uma Amazônia mais resiliente, sustentável e harmoniosa, onde o conhecimento científico seja uma bússola guiando-nos na preservação de uma sociedade mais inclusiva, democrática e sustentável.
Boa leitura!