METODOLOGIAS LÚDICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS
Palavras-chave:
Educação alimentar e nutricional. Aprendizagem. Docência.Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar através de uma revisão integrativa da literatura quais são as metodologias usadas no ensino e aprendizagem para a educação alimentar e nutricional para crianças. Realizou-se uma revisão integrativa. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados PubMed, Scielo, Lilacs por meio dos descritores nos idiomas português e inglês: “Educação alimentar e nutricional”, “Aprendizagem”, "Docência", "Fodd and nutrition", "Learning" and "Teaching", unidos com o operador booleano “AND". O acesso às bases de dados foi realizado no período de dezembro de 2021. Foram encontrados 87 artigos e após a aplicação dos critérios de inclusão restaram 6 artigos. A partir das análises dos artigos percebeu-se que as metodologias lúdicas é toda a didática de ensino que possa envolver brincadeiras e jogos, sendo uma maneira eficaz de aumentar o interesse dos alunos por alguma disciplina, pois apresenta o conhecimento de forma divertida e cooperativa, saindo do trivial “bê a bá” do dia a dia escolar. O uso de metodologias lúdicas como forma de intervenção tem um importante papel no processo de mudanças dos hábitos alimentares das crianças por estimular o interesse e curiosidade pelo alimento, e contribuir para mudanças e aquisição de novos hábitos.