A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO PREPARO FRENTE A EMERGÊNCIAS PEDIÁTRICAS NAS ESCOLAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
emergências pediátricas; segurança escolar; intervenções de enfermagem; preparação para emergências; políticas de segurança.Resumo
Historicamente, as escolas têm sido consideradas centros seguros de aprendizagem e crescimento. No entanto, desastres naturais, violência e crises médicas revelaram vulnerabilidades que exigem preparação estruturada para emergências pediátricas. A Lei n.º 13.722, de 2018, conhecida como Lei Lucas, exige treinamento em primeiros socorros nas escolas brasileiras para garantir a segurança das crianças. Este estudo examina como os enfermeiros podem contribuir para a segurança nas escolas e o bem-estar de crianças e pré-adolescentes. A pesquisa é uma revisão integrativa, utilizando dados coletados entre 2018 e 2023 em bases de dados como a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo, Portal Capes e Google Acadêmico. Os dados coletados abrangem o período de 2018 a 2023. Para alcançar esse objetivo, este trabalho está estruturado em várias seções que abordam os seguintes tópicos: enfatizar a importância da capacitação e preparação dos profissionais que atuam no ambiente escolar ressaltando a necessidade de treinamento em protocolos; entender a função crucial da enfermagem nas escolas para a promoção do conhecimento de primeiros socorros, principalmente nas medidas preventivas visando prevenir resultados alarmantes em situações de risco iminente; colaboração interprofissional, exemplos de melhores práticas e os efeitos a longo prazo das intervenções de enfermagem Considerando todos os fatores examinados neste estudo pode-se concluir que a presença de um profissional de saúde, particularmente um enfermeiro, no ambiente escolar como educador e defensor da saúde é fundamental para formar cidadãos responsáveis em nossa sociedade