METODOLOGIAS LÚDICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS

Autores

Palavras-chave:

Educação alimentar e nutricional. Aprendizagem. Docência.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar através de uma revisão integrativa da literatura quais são as metodologias usadas no ensino e aprendizagem para a educação alimentar e nutricional para crianças. Realizou-se uma revisão integrativa. A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados PubMed, Scielo, Lilacs por meio dos descritores nos idiomas português e inglês: “Educação alimentar e nutricional”, “Aprendizagem”, "Docência", "Fodd and nutrition", "Learning" and "Teaching", unidos com o operador booleano “AND". O acesso às bases de dados foi realizado no período de dezembro de 2021. Foram encontrados 87 artigos e após a aplicação dos critérios de inclusão restaram 6 artigos. A partir das análises dos artigos percebeu-se que as metodologias lúdicas é toda a didática de ensino que possa envolver brincadeiras e jogos, sendo uma maneira eficaz de aumentar o interesse dos alunos por alguma disciplina, pois apresenta o conhecimento de forma divertida e cooperativa, saindo do trivial “bê a bá” do dia a dia escolar. O uso de metodologias lúdicas como forma de intervenção tem um importante papel no processo de mudanças dos hábitos alimentares das crianças por estimular o interesse e curiosidade pelo alimento, e contribuir para mudanças e aquisição de novos hábitos.

Biografia do Autor

Jerônimo Gregório da Silva Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Nutricionista. Pós-Graduando em Nutrição Clínica Hospitalar e Ambulatorial pela Faculdade EducaMinas e em Docência para a Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Membro do Grupo de Pesquisa em Nutrição e Saúde da Faculdade Estácio de Teresina

Fernando Andrade Braga, Faculdade Estácio Teresina

Nutricionista. Preceptor da Faculdade Estácio/Teresina

Amanda Cristina Ferreira dos Santos, Faculdade Estácio Teresina

Nutricionista. Professora da Faculdade Estácio/Teresina

Andrea Nunes Mendes de Brito, Faculdade Estácio Teresina

Nutricionista. Professora da Faculdade Estácio/Teresina

Downloads

Publicado

10.08.2022

Como Citar

Jerônimo Gregório da Silva Neto, Andrade Braga, F. ., Ferreira dos Santos, A. C. ., & Mendes de Brito, A. N. . (2022). METODOLOGIAS LÚDICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS. Integrare: Revista Científica Da Faculdade Estácio De Teresina, 1(1). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/integrare/article/view/1181

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)