Um estudo comparativo sobre o comportamento do consumidor de automóveis novos

Autores

  • Danilo de Oliveira Sampaio Universidade Estácio de Sá (MADE/RJ)
  • Adriana W. Viscardi Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rubens Ornelas Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora
  • Adilson Felismino do Nascimento Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora
  • Cláudio V. L. de Castro Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora
  • Daniel F. Afonso Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora
  • Emílio C. de Freitas Bravo Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora
  • Roberto Ferreira Tavares da Silva Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora

Resumo

O artigo versa sobre o comportamento do consumidor como ferramenta estratégica de marketing. Foi realizada nos meses de abril e maio do ano de 2004 uma pesquisa mercadológica de cunho quantitativo no setor automobilístico, mais precisamente de automóveis novos. O estudo delimitou- se à cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Foram realizadas 43 entrevistas diretas a indivíduos que procuraram as concessionárias autorizadas das marcas Volkswagen, Ford, General Motors, Honda e Renault/Nissan para comprar ou pesquisar sobre os modelos preferidos de automóveis novos. A pesquisa objetivou identificar informações que são importantes para uma melhor compreensão do comportamento de compra do consumidor de automóveis zero quilômetro, tendo como base a comparação realizada através do estudo de Mattar (1982). O referencial teórico baseou-se na área de marketing, comportamento do consumidor e da psicologia comportamental. A utilização do software SPSS facilitou a tabulação dos dados, possibilitando uma análise mais estruturada da pesquisas em campo. Ao final do estudo, são declaradas informações que podem servir na tomada de decisão de lançamentos ou de desenvolvimentos de produtos e serviços automobilísticos aos profissionais de marketing

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Publicado

2023-12-03

Edição

Seção

Artigos