Monitoramento da comunicação pública da ciência da FIOCRUZ no Twitter (X)

Autores

Palavras-chave:

Comunicação Pública da Ciência, Analise de Conteúdo, Analise de redes

Resumo

O artigo considera que a comunicação da ciência se desenvolve nos mais diversos espaços sociais, incluindo as mídias sociais, e busca analisar como ocorre o diálogo entre a Fiocruz, instituição que produz e difunde ciência, com seus públicos na mídia social. Por meio da combinação de métodos, a pesquisa realiza análise de conteúdo e análise relacional combinando as coocorrências de termos nos Tweets que mencionaram a Fiocruz no período de 16 a 20 de maio de 2021. Com o cruzamento entre as temáticas emergentes, nos conteúdos postados no Twitter da @Fiocruz, foi possível concluir que embora os conteúdos da Fiocruz tenham relação com a principal temática emergente no momento analisado, as conversações, sob o aspecto de amplitude e relevância, nas publicações da instituição, não acompanharam o volume visto fora dos limites da página da Fiocruz no Twitter.

Referências

BRANDÃO, E. P. Usos e significados do conceito comunicação pública. Porticom, Intercom. Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom, Brasília, 2006. Disponível em <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/38942022201012711408495905478367291786.pdf>. Acesso em 06 de mai 2020.

BRANDÃO, E. P. Conceito de Comunicação pública. In J. Duarte (org.), Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo, Brasil: Atlas, 2009, P. 1-33.

BUCCHI, Massimiano; RENCH, Brian. Handbook of public communication of science and technology. [S.l.]: Routledge, 2008. ISBN 1134170149.

BUCCHI, Massimiano; TRENCH, Brian. Rethinking Science Communication as the Social Conversation Around Science. Journal of Science Communication, International School for Advance Studies, v. 20, n. 3, p. 1–11, 2021. ISSN 18242049.

CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais, v. 6, n. 2, p. 179–191, 2013. ISSN 1983-8220.

DUARTE, J. Instrumentos de Comunicação Pública. In J. Duarte (org.). Comunicação pública: Estado, mercado, sociedade e interesse público. São Paulo, Brasil: Atlas, 2009, p. 59-71.

Fiocruz. 2022. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/fundacao .

KOÇOUSKI, M. Comunicação pública: construindo um conceito. In H, Matos (org.), Comunicação pública: interlocuções, interlocutores e perspectivas. São Paulo, Brasil: ECA/USP, 2013, p. 41-57.

MALINI, Fabio. Depois do Monitoramento. In: SILVA, Tarcízio; STABILE, Max (Ed.). Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações. São Paulo: Uva Limão, 2017. v. 20, n. 3, p. 7–10. ISBN 978-85-93072-01-7.

MEIRELLES, Pedro. Grafos por toda a parte: do que são feitas as redes das mídias sociais? 2021. 1–1 p. Disponível em: https://ibpad.com.br/comunicacao/ grafos-por-toda-parte-do-que-sao-feitas-as-redes-das-midias-sociais/ .

PRIMO, Alex. Enfoques e desfoques no estudo da interação mediada por computador. 404NotFound, n. 45, 2005. Disponível em , http://www.ufrgs.br/limc/PDFs/enfoques_desfoques.pdf.

RECUERO, Raquel. A conversação como apropriação na comunicação mediada pelo computa- dor. Comunicação, cultura de rede e jornalismo, p. 259–274, 2012.

RECUERO, Raquel. Estudando discursos em mídia social: uma proposta metodológica. Estudando cultura e comunicação com mídias sociais, Editora IBPAD, Brasília, v. 1,p. 13–30, 2018. Disponível em:<https://www.ibpad.com.br/o-que-fazemos/publicacoes/ estudando-cultura-e-comunicacao-com-midias-sociais#download> .

SANTOS, Adriana C. Omena.. Políticas de comunicação, comunicação pública da ciência e cultura científica no Brasil e Canadá: similaridades e diferenças na comunicação governamental sobre ciência, tecnologia e inovação nos dois países. 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. ANAIS. Joinville, Santa Catarina, Brasil, 2018. Disponível em <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-0014-1.pdf>. Acesso em 11 de mai 2020.

SANTOS, Adriana C. Omena. A cultura científica no Brasil e Canadá: a comunicação pública da ciência na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e na Universidade de Ottawa (UOttawa). Meio ambiente, saúde e divulgação científica: questões comunicacionais, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) / Intercom, 2020, São Caetano do Sul, 2020. Disponível em: <https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/44735>.

SANTOS, A. O.; Almeida, D. R. B.; Crepaldi, T. A. A. T. S. Comunicação pública e divulgação científica em tempos de COVID-19: ações desenvolvidas na Universidade Federal de Uberlândia – Brasil. Revista Española de Comunicación En Salud - RECS. Suplemento 1, 2020, p. 279-292. Doi: https://doi.org/10.20318/recs.2020.5436

SILVA, Tarcízio; STABILE, Max. Análise de redes em mídias sociais. Silva, T.; Stabile, M. (Org.). Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações. São Paulo: Uva Limão, 2016.

TONUS, Mirna. Monitoramento de mídias sociais: levantamento sobre ferramentas e métricas. Anais. 12º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Santa Cruz do Sul: SBPJor, 2014.

TONUS, Mirna; CASTELFRANCHI, Yurij. Engajamento no Âmbito do Jornalismo Científico: Reflexões a partir da Força Tarefa Amerek. In: 3ºCongresso Internacional Media Ecology and Image Studies-Democracia, meios e pandemia. [S.l.: s.n.], 2020.

TONUS, Mirna; COSTA, Marlon Wender Pinheiro. O poder do conhecimento. In: CERQUEIRA, Renata; SILVA, Tarcízio (Ed.). Mensuração em mídias sociais: quatro âmbitos de métricas. Salvador - BA: Edições VNI, 2011. p. 94–118.

TRENCH, Brian. Internet: Turning science communication inside-out? Handbook of public communication of science and technology, Routledge, p. 199–212, 2008. ISSN 0203928245.

Downloads

Publicado

2024-09-29

Como Citar

Omena dos Santos, A. C., Pereira Abreu, G. E., & Tonus, M. (2024). Monitoramento da comunicação pública da ciência da FIOCRUZ no Twitter (X). Estação Científica, 18(JAN./JUN.). Recuperado de https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2495

Edição

Seção

Artigos