Turismo em favelas: um estudo de caso na favela da Rocinha na cidade do Rio de Janeiro
Palavras-chave:
Favela da Rocinha, Atrativo turístico, TuristasResumo
O turista está em busca do conhecimento de outras culturas. Isso tende a mudar seu desejo de consumo em um curto espaço de tempo. Sendo assim, a necessidade de descobrir novos lugares ganha espaço no nosso mercado, que a cada dia se torna mais competitivo. Partindo-se do pressuposto de ser a favela um espaço desordenado, pode-se inferir que, seu conglomerado de construções se destaca na paisagem de uma cidade. A favela é um espaço que chama atenção de turistas estrangeiros. Acreditase que além do inusitado provocado por uma realidade bem diferente de seus países de origem, o turista estrangeiro possa sentir certa exoticidade no local. Pode ser ainda, que o estrangeiro queira entender como as pessoas podem ser felizes em meio a tantas carências materiais. O fato é que cada vez mais estrangeiros optam por conhecer essas áreas no Rio de Janeiro. O objetivo deste consiste na apresentação e no conhecimento da atividade turística da maior favela do Brasil, a “Favela da Rocinha”, que hoje é caracterizada como atrativo turístico. A metodologia da pesquisa foi o estudo de caso realizado na Rocinha a fim de analisar a estruturação deste tipo de turismo como uma nova modalidade e ressaltar a busca dos turistas por espaços autênticos.