A contribuição da avaliação continuada para a melhoria do desempenho discente: relato de uma experiência

Autores

  • José Carlos Miranda Grizendi Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora
  • Judilma Aline Oliveira Silva Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora
  • Victor Cláudio Paradela Ferreira Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Avaliação do aprendizado, modelos de avaliação, avaliação continuada

Resumo

A avaliação de aprendizado possui grande importância no processo educativo. As práticas avaliativas têm sido marcadas, no entanto, por estigmas e contradições, causando prejuízos ao aprendizado ao invés de beneficiá-lo. O presente artigo apresenta os resultados obtidos por meio da adoção de um sistema de avaliação continuada na disciplina Gestão de Pessoas, do curso de graduação em Administração da Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora - MG. O artigo parte de uma breve revisão da literatura sobre modelos avaliativos, destacando-se os tipos mais utilizados, suas aplicabilidades e limitações. Em seguida, são apresentadas informações sobre a experiência desenvolvida e os resultados obtidos. É destacada a melhoria proporcionada no desempenho dos alunos a partir da adoção da avaliação continuada, que contribuiu não só para a elevar a média de notas mas também para proporcionar um maior engajamento dos alunos no processo de aprendizagem, dados estes percebido pela própria turma.

Downloads

Publicado

2023-12-03

Edição

Seção

Artigos