Prática pedagógica inclusiva para alunos com autismo: análise de similitude das representações sociais de professores de educação física

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Mots-clés :

Representações sociais, Educação Física escolar, Inclusão, Autismo

Résumé

O presente estudo tem como objetivo analisar as representações sociais de professores de Educação Física em relação à prática pedagógica inclusiva para alunos com autismo. A metodologia adotada foi qualitativa, exploratória e baseada na Teoria das Representações Sociais, utilizando o Teste de Associação Livre de Palavras para coletar dados junto aos professores e para análise a árvore de similitude e a nuvem de palavras. Os resultados revelaram que o termo "inclusão", foi central nas representações dos professores, destacando a importância da formação continuada e do suporte adequado para a inclusão efetiva de alunos autistas. A análise das representações sociais dos professores evidenciou a necessidade de práticas pedagógicas sensíveis e adaptadas, bem como a promoção de um ambiente escolar acolhedor e diverso. Essas conclusões apontam para a importância de políticas educacionais que valorizem a diversidade e a inclusão, visando a construção de uma educação mais equitativa e acessível para todos os estudantes.

Bibliographies de l'auteur

Marconi Silva de Andrade, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da universidade Estácio de Sá

Felipe da Silva Triani, Universidade Estácio de Sá

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte e professor do Programa de Pós-graduação da Universidade Estácio de Sá

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Publiée

2024-12-29

Comment citer

Silva de Andrade, M., & da Silva Triani, F. (2024). Prática pedagógica inclusiva para alunos com autismo: análise de similitude das representações sociais de professores de educação física. Estação Científica, 18(JUL./DEZ.). Consulté à l’adresse https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/3077

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