Proposta de e-book para a utilização de metodologias ativas que favoreçam o ensino de química na educação básica

Auteurs

  • Jaquelini Aparecida da Silva Costa Universidade Vale do Rio Verde
  • Letícia Rodrigues da Fonseca Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mots-clés :

Química, Metodologias Ativas, Aprendizagem Significativa

Résumé

Esta pesquisa do tipo aplicada objetivou o desenvolvimento de um E-book que propôs metodologias ativas para a abordagem dos conteúdos de Química na Educação Básica, conforme os princípios da aprendizagem significativa. Para tanto, recorreu-se à metodologia Design Thinking, envolvendo professores voluntários que ministram tal disciplina em uma escola localizada na região sul de Minas Gerais, cuja prática estava arraigada apenas no modelo tradicional de ensino. Como forma de obter evidências acerca da utilidade deste E-book, o mesmo foi disponibilizado para utilização dos professores em pesquisa e, posteriormente, seus relatos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Junto aos relatos, constatou-se resistência e dificuldades iniciais para associar aulas expositivas às metodologias ativas, mas que foram rapidamente superadas pelas evidências de êxito no decorrer das aulas, com respostas positivas dos alunos que assumiram o protagonismo no processo de ensino e aprendizagem, além da aceitação pelos docentes que assumiram um novo papel, de mediação. Os conteúdos da disciplina foram se organizando mediante a percepção da realidade e necessidades dos alunos e conduzidos de formas inovadoras, sempre favorecendo pesquisas, reflexões e argumentações, enquanto etapas imprescindíveis para a efetividade da aprendizagem significativa. Concluiu-se que o E-book proposto foi percebido como eficaz, mediante comprovação da modificação e melhoria da prática de ensino na disciplina de Química na Educação Básica que priorizou a aprendizagem significativa e, consequentemente, do desenvolvimento habilidades e competências preconizadas na Base Nacional Comum Curricular.

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Publiée

2024-01-30

Numéro

Rubrique

Artigos