Proposta de e-book para a utilização de metodologias ativas que favoreçam o ensino de química na educação básica

Auteurs

  • Jaquelini Aparecida da Silva Costa Universidade Vale do Rio Verde
  • Letícia Rodrigues da Fonseca Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mots-clés :

Química, Metodologias Ativas, Aprendizagem Significativa

Résumé

Esta pesquisa do tipo aplicada objetivou o desenvolvimento de um E-book que propôs metodologias ativas para a abordagem dos conteúdos de Química na Educação Básica, conforme os princípios da aprendizagem significativa. Para tanto, recorreu-se à metodologia Design Thinking, envolvendo professores voluntários que ministram tal disciplina em uma escola localizada na região sul de Minas Gerais, cuja prática estava arraigada apenas no modelo tradicional de ensino. Como forma de obter evidências acerca da utilidade deste E-book, o mesmo foi disponibilizado para utilização dos professores em pesquisa e, posteriormente, seus relatos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Junto aos relatos, constatou-se resistência e dificuldades iniciais para associar aulas expositivas às metodologias ativas, mas que foram rapidamente superadas pelas evidências de êxito no decorrer das aulas, com respostas positivas dos alunos que assumiram o protagonismo no processo de ensino e aprendizagem, além da aceitação pelos docentes que assumiram um novo papel, de mediação. Os conteúdos da disciplina foram se organizando mediante a percepção da realidade e necessidades dos alunos e conduzidos de formas inovadoras, sempre favorecendo pesquisas, reflexões e argumentações, enquanto etapas imprescindíveis para a efetividade da aprendizagem significativa. Concluiu-se que o E-book proposto foi percebido como eficaz, mediante comprovação da modificação e melhoria da prática de ensino na disciplina de Química na Educação Básica que priorizou a aprendizagem significativa e, consequentemente, do desenvolvimento habilidades e competências preconizadas na Base Nacional Comum Curricular.

Références

ALMEIDA, A. O. et al. O ensino de Química: dificuldades de ensino aprendizagem na perspectiva de uma professora da rede pública. Anais...VI Congresso Nacional de Educação, Fortaleza, CE, 24 a 26 de outubro de 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

BARRETO, A. C. F.; ROCHA, D. S. Covid 19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar, v.2, n.1, p. 01-11, 2020.

CARDOSO, M. R. S.; MIGUEL, J. R. Metodologias aplicadas no ensino de química. Id on Line Rev. Mult. Psic., v. 14, n. 50 p. 214-226, 2020.

CARDOSO, A. C. O.; MESSEDER, J. C. Gamificação no ensino de química: uma revisão de pesquisas no período 2010-2020. Revista THEMA, v. 19, n. 3, p. 670-687, 2021.

FÁVARO, L. C.; FONSECA, L. R.; LUCIANO, T. R. S.; MINASI, L. F.; SILVA, M. R.; LAHMANN, D. F. P. O impacto provocado pela pandemia do Covid-19 nas práticas pedagógicas de professores de Matemática da Educação Básica. RPEM, Campo Mourão, PR, Brasil, v.10, n.22, p.446-469, maio-ago. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022.

LAÉRCIO, F. G. S.; FONSECA, L. R. Proposta de Jogo Educativo para Educação Ambiental no Ensino Básico. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), v.17, n.1, p. 9-27, 2022.

LEAL, E. A.; MIRANDA, G. J.; CASA NOVA, S. P. C. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2017.

LOCATELLI, T. A utilização de tecnologias no ensino da Química. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 4, p. 5-33, ago. 2018.

LOURENÇO, R. W.; ALVES, J. G. S.; SILVA, A. P. R. Por uma aprendizagem significativa: metodologias ativas para experimentação nas aulas de ciências e química no Ensino Fundamental II e Médio. Brazilian Journal of Development, v.7, n.4, p.35037-35045, 2021.

MORAIS, R. S.; FONSECA, L. R. O uso do Design Thinking no desenvolvimento de jogos digitais para o ensino da química na educação básica. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 15, n. 34, 2022

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

NASCIMENTO, R. M. F.; LEITE, B. S. Design thinking no ensino de ciências da natureza: quais são objetivos e aplicações nos trabalhos publicados entre 2010 e 2020? Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021.

PEZZI, F. A. S.; MARIN, A. H. Fracasso escolar na educação básica: revisão sistemática da literatura. Temas em Psicologia, v. 25, n. 1, p. 1-15, mar. 2017.

SANTOS, E. Q.; FONSECA, L. R. Desenvolvimento de metodologias ativas por meio do design thinking. Research, Society and Development, v. 10, n. 14, p. 1-17, 2021.

SANTOS, P. V. S. et al. A metodologia Design Thinking como estratégia gerencial para empreendimentos. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 5, n. 8, p. 25-43, 2017.

SERBIM, F. B. N.; SANTOS, A. C. Metodologia ativa no ensino de Química: avaliação dos contributos de uma proposta de rotação por estações de aprendizagem. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 20, n. 1, p. 49-72, 2021.

SILVA, B. R. T.; MOURA, F. M. T. Sala de aula invertida no ensino de Química: limites e possibilidades nas vozes discentes. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 6, n. 17, p. 366-387, 2020.

SILVA, B. R. T.; VASCONCELOS, A. K. P.; MOURA, F. M. T. A Sala de Aula Invertida (SAI): uma experiência com o Ensino de Química para a 1ª série do Ensino Médio em uma escola da rede particular. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 6, p. 538-551, set./dez. 2021.

SOUZA; W. M. C.; FERNEDA, E.; SILVA, A. P. B. Proposta de um modelo de produção de e-books interativos. Revista Novas Tecnologias na Educação, v.20, n.1, p. 295-304. ago. 2022.

Téléchargements

Publiée

2024-01-30

Comment citer

Aparecida da Silva Costa, J. ., & Rodrigues da Fonseca, L. . (2024). Proposta de e-book para a utilização de metodologias ativas que favoreçam o ensino de química na educação básica. Estação Científica, 17(JUL./DEZ.). Consulté à l’adresse https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2686

Numéro

Rubrique

Artigos