O ensino do cálculo diferencial e integral na engenharia: uma breve análise nas abordagens diversificadas de ensino

Auteurs

  • Lavínia Ferraro Ferreira Universidade Estácio de Sá
  • Gabriella Alves Campos da Silva Universidade Estácio de Sá
  • Letícia Cabral Durate Predes Universidade Estácio de Sá
  • Vitor Wesley Lima da Silva Universidade Estácio de Sá
  • Jonas da Conceição Ricardo Universidade Estácio de Sá

Mots-clés :

Cálculo Diferencial e Integral, Ensino da Matemática na Engenharia, Ensino do Cálculo.

Résumé

O presente trabalho é derivado de um projeto de iniciação científica desenvolvido por estudantes do curso de Engenharia da Universidade Estácio de Sá. Nessa pesquisa objetivou-se a verificar como o ensino de cálculo diferencial e integral era apresentado em pesquisas que tinham como premissa buscar um melhor entendimento do conteúdo por estudantes do ciclo básico de engenheira. O presente trabalho é fruto de uma breve análise de 52 trabalhos publicados entre os anos de 2016 a 2019 no COBENGE. A pesquisa apresenta um referencial teórico onde observa-se que vários pesquisadores têm se importado com a grande reprovação que essa disciplina possuí em seu histórico, sendo apontado como possível fonte dessa reprovação o fato de uma base de estudos fracas na fase anterior a egresso na universidade. Como conclusão verificou-se que há busca na melhoria do ensino da disciplina Cálculo Diferencial e Integral, sendo apresentada pouca utilização da recursos tecnológicos e de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem.

Téléchargements

Publiée

2023-12-11

Comment citer

Ferreira, L. F. ., Silva, G. A. C. da, Predes, L. C. D. ., Silva, V. W. L. da, & Ricardo, J. da C. . (2023). O ensino do cálculo diferencial e integral na engenharia: uma breve análise nas abordagens diversificadas de ensino. Estação Científica, 15(JUL./DEZ.). Consulté à l’adresse https://estacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/estacaocientifica/article/view/2441

Numéro

Rubrique

Artigos