Princípios didático-pedagógicos para o ensino dos esportes de aventura
Mots-clés :
Princípio Didático-pedagógico, Esporte de aventura, EnsinoRésumé
Os esportes de aventura correspondem ao objeto temático mais novo dentre aqueles já consagrados no campo da cultura corporal. No campo escolar, embora exista evidências de práticas pedagógicas sobre essa prática, somente a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular que os esportes de aventura passam a fazer parte do currículo da educação física na escola. Contudo, embora o tema tenha sido instituído no documento norteador da educação nacional, há poucos estudos que tematizam o ensino dos esportes de aventura na escola no que tange às estratégias de abordagem pelo professor. Sendo assim, o manuscrito em tela trata-se de um ensaio que propõe uma reflexão sobre a possibilidade de ensino dos esportes de aventura utilizando os princípios didático-pedagógicos como norteadores da ação docente. Propõe-se uma síntese dos princípios didático-pedagógicos, apresentando-os de maneira conceitual, a fim de situar o leitor no referencial adotado. Destacam-se as articulações de cada princípio e suas possibilidades de aplicação na prática pedagógica junto aos esportes de aventura. Conclui-se que a utilização dos princípios didático-pedagógicos para o ensino dos esportes de aventura pode servir como uma possível estratégia de metodológica, considerando a escassez de produções sobre a temática.