Formação de professores: abordagens conceituais e realidade de algumas práticas realizadas no contexto brasileiro

Auteurs

  • Humberto Corrêa dos Santos Universidade Aberta do Brasil em Patos de Minas

Mots-clés :

Conceitos, Formação, Professores

Résumé

Este estudo teve como proposta analisar alguns conceitos relacionados à formação de professores e evidenciar os momentos históricos que marcaram a trajetória dentro do processo de institucionalização da educação. Verificou-se que a complexidade que envolve o conceito de formação relaciona-se a questões multifatoriais e componentes sociais, pessoais e econômicas para sua realização. No Brasil, a primeira forma institucionalizada de formação foi através de um método de estudo lançado pela lei das Escolas das Primeiras Letras em que os professores formados deveriam custear seus estudos. Depois foi utilizado o modelo da escola normal que se espelhou no modelo europeu sendo que a primeira província a utilizála foi a do Rio de Janeiro e mais tarde se espalhou para outras províncias. Numa tentativa improdutiva utilizaram-se ajudantes de professores para aprender o ofício sem que estes passassem pela formação institucionalizada. Num momento posterior, as escolas normais foram reabertas e reestruturadas para atender a preparação pedagógico-didática de fato. Criou a escola modelo anexa à escola normal, que posteriormente foi transformada em institutos de educação e estes em universidades. Verificou-se que a formação de professores relaciona-se a tendências e abordagens epistemológicas, que em muitos casos não condizem com a realidade local e com a complexidade das exigências de formação.

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Publiée

2023-12-08

Numéro

Rubrique

Artigos